Fetems vai discutir jornada dos professores com governadora em exercício
A direção da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) vai se reunir hoje às 15h30 com a governadora em exercício Simone Tebet (PMDB). Os professores vão pedir que o Estado retire o recurso contra a liminar que amplia o tempo destinado ao planejamento de aulas. A reunião será na Governadoria, em Campo Grande.
A liminar foi concedida pelo desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte na última segunda-feira. A medida estabelece a hora-planejamento em 33% da carga horária.
Desta forma, de uma jornada semanal de 40 horas, o professor ficaria 27 horas na sala de aula e as 13 restantes fazendo o planejamento. A decisão cumpre lei federal.
No mesmo dia, a PGE (Procuradoria Geraldo Estado) entrou com agravo de instrumento, um recurso para tentar derrubar a liminar.
O presidente da Fetems, Roberto Magno Botareli Cesar, vai entregar uma carta aberta à governadora em exercício. O município de Três Lagoas, onde Simone foi prefeita, será utilizado como exemplo pela federação. A cidade foi pioneira a implantar de um 1/3 hora atividade para a rede municipal de ensino.