ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SÁBADO  31    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Fumacê passará em quatro bairros da Capital nesta quinta-feira

Sesau atenderá os bairros Vila Nasser, Nova Lima, Núcleo Industrial e Santo Amaro das 16h às 22h

Por Mylena Fraiha | 08/02/2024 16:19
Veículo "fumacê" aplica inseticida em bairro da Capital (Foto: Divulgação)
Veículo "fumacê" aplica inseticida em bairro da Capital (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (8), o combate ao mosquito Aedes aegypti será intensificado em quatro bairros de Campo Grande com o serviço de borrifação UBV (Ultra Baixo Volume), conhecido como “Fumacê”. Equipes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) circularão pela região dos bairros Vila Nasser, Nova Lima, Núcleo Industrial e Santo Amaro das 16h às 22h.

Para garantir a eficácia do inseticida, é fundamental que os moradores abram portas e janelas durante o período de aplicação, permitindo que o veneno alcance os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.

Os serviços têm previsão de início às 16h e término às 22h de hoje. Entretanto, podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, pois tais condições meteorológicas comprometem a aplicação do veneno.

O inseticida atinge os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas, responsáveis pela transmissão das doenças. No entanto, é possível que outras espécies sejam afetadas, destacando a importância de uma aplicação criteriosa do veneno.

Itinerário - Com início às 16h, o fumacê passará primeiramente na Vila Nasser, percorrendo a Rua Gel. Benedito Xavier e a Rua Três Marias. Em seguida, no Nova Lima, o veículo passará pela Rua José Carlos Medina e pela Rua Manche Catan David.

No Núcleo Industrial, o fumacê percorrerá as ruas Atenas e Ajuana. Já no bairro Santo Amaro, atenderá as ruas Damasco e Miranda.

Retorno - Após uma pausa desde abril de 2023, a Prefeitura de Campo Grande retomou nesta quarta-feira (7) as rondas de fumacê pela Capital. A medida foi possível devido a reservas da prefeitura, embora não haja previsão quanto à duração do estoque de inseticida, controlado pelo Governo do Estado.

"A regulação do inseticida é feita pelo Estado. Estamos em contato direto com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), que realiza o reabastecimento conforme nossa necessidade", afirmou a administração municipal.

Anteriormente, a Sesau informou que o UBV, inseticida usado nas rondas pelos bairros, não era fornecido pelo Ministério da Saúde, não apenas para a Capital, mas para todo o país. O retorno das ações ocorreu no Coronel Antonino e na Vila Nasser, iniciado às 16h e seguindo até às 22h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias