ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Fumacê passará em quatro bairros da Capital nesta quinta-feira

Sesau atenderá os bairros Vila Nasser, Nova Lima, Núcleo Industrial e Santo Amaro das 16h às 22h

Por Mylena Fraiha | 08/02/2024 16:19
Fumacê passará em quatro bairros da Capital nesta quinta-feira
Veículo "fumacê" aplica inseticida em bairro da Capital (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (8), o combate ao mosquito Aedes aegypti será intensificado em quatro bairros de Campo Grande com o serviço de borrifação UBV (Ultra Baixo Volume), conhecido como “Fumacê”. Equipes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) circularão pela região dos bairros Vila Nasser, Nova Lima, Núcleo Industrial e Santo Amaro das 16h às 22h.

Para garantir a eficácia do inseticida, é fundamental que os moradores abram portas e janelas durante o período de aplicação, permitindo que o veneno alcance os locais onde há maior probabilidade de estarem os mosquitos.

Os serviços têm previsão de início às 16h e término às 22h de hoje. Entretanto, podem ser adiados ou até mesmo cancelados em caso de chuvas, ventos ou neblina, pois tais condições meteorológicas comprometem a aplicação do veneno.

O inseticida atinge os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas, responsáveis pela transmissão das doenças. No entanto, é possível que outras espécies sejam afetadas, destacando a importância de uma aplicação criteriosa do veneno.

Itinerário - Com início às 16h, o fumacê passará primeiramente na Vila Nasser, percorrendo a Rua Gel. Benedito Xavier e a Rua Três Marias. Em seguida, no Nova Lima, o veículo passará pela Rua José Carlos Medina e pela Rua Manche Catan David.

No Núcleo Industrial, o fumacê percorrerá as ruas Atenas e Ajuana. Já no bairro Santo Amaro, atenderá as ruas Damasco e Miranda.

Retorno - Após uma pausa desde abril de 2023, a Prefeitura de Campo Grande retomou nesta quarta-feira (7) as rondas de fumacê pela Capital. A medida foi possível devido a reservas da prefeitura, embora não haja previsão quanto à duração do estoque de inseticida, controlado pelo Governo do Estado.

"A regulação do inseticida é feita pelo Estado. Estamos em contato direto com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), que realiza o reabastecimento conforme nossa necessidade", afirmou a administração municipal.

Anteriormente, a Sesau informou que o UBV, inseticida usado nas rondas pelos bairros, não era fornecido pelo Ministério da Saúde, não apenas para a Capital, mas para todo o país. O retorno das ações ocorreu no Coronel Antonino e na Vila Nasser, iniciado às 16h e seguindo até às 22h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias