Galho de figueira centenária cai, fecha rua e deixa bairro sem luz
“Quando caiu, o piso até tremeu. Para mim, que sou de idade, o susto foi grande”, diz moradora
A queda de tronco de figueira centenária interditou a Rua Yanomani e deixou moradores sem energia elétrica. A árvore fica na Praça da Figueira, na Vila Popular, em Campo Grande.
Na manhã desta segunda-feira (dia 4), moradores relataram ter ouvido estouro na rede de energia elétrica, seguido pelo impacto da queda do tronco no solo.
“Quando caiu, o piso até tremeu. Para mim, que sou de idade, o susto foi grande. Essa árvore tem 126 anos e ninguém pode mexer, ninguém pode cortar. Agora caiu e a vila inteira ficou sem luz”, afirma a empregada doméstica Maria Lúcia, 62 anos. Ela mora no bairro há três décadas.
Segundo a manicure Cristiane Maximino, 32 anos, a árvore dava sinais há quinze dias de que o tronco poderia cair. “Graças a Deus, não tinha nenhum carro passando na hora. Muita criança brinca nessa praça. A manutenção deveria ser constante, porque é muito perigoso. Olhando assim, a árvore está bem saudável, mas é só chover que cai”.
Maria Madalena, 39 anos, conta que hoje foi a primeira vez que caiu um tronco da árvore, mas era comum a queda de galhos. “Ficamos preocupados pelas crianças. Passa energia nesses fios que estão no chão”.
A prefeitura de Campo Grande informou que equipe da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) já foi acionada para se deslocar até o local e fazer a remoção.
De acordo com a Energisa, 122 clientes ficaram sem energia elétrica. Equipes da concessionária trabalham para restabelecer o fornecimento. A queda do tronco quebrou dois postes, que serão substituídos.