Idosos amanhecem na fila para garantir dose no 1º dia de vacinação da gripe
Grupo aguardava desde as 6h em UBS para receber imunizante; vacinação começou hoje na Capital
Idosos chegaram cedo na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Pedro Félix de Souza, no Jardim Paradiso, para garantir a vacina da gripe, que começou a ser aplicada nesta segunda-feira (3). A primeira remessa de imunizantes, com 23 mil doses, foi distribuída pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e estão disponíveis para aplicação em todas as Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande.
A unidade abre apenas 7h, mas desde as 6h o casal José Pereira dos Santos, 71 anos, e Lourdes Rodrigues, 72 anos, já estava lá. Foram os primeiros da fila para receber o imunizante.
José garante que a vacinação está sempre em dia, inclusive a de covid. “Toda vida me vacinei, quando saiu a da gripe tomava pelo particular, porque minha filha trabalha em hospital. Assim que abriu no SUS, eu sempre vim”.
Lourdes, segunda da fila, atrás do marido, enfatiza que é importante manter a vacinação em dia para evitar doenças: “Tomei todas da covid e tomei até a bivalente, não dói nada”, garante.
O casal ficou sabendo da vacinação ainda na semana passada e fez questão de ir até a unidade de saúde na sexta-feira (31) para confirmar.
Adilson Spada, 74 anos, também ficou sabendo da vacinação no final de semana e chegou cedo à unidade para confirmar se teria mesmo a imunização. O idoso afirma que mantém a carteira de vacinação sempre em dia. “Para as pessoas mais velhas é importante se proteger”.
Vacinação - A campanha de vacinação contra a gripe começou hoje (3) e as doses estão disponíveis em todas as USF (Unidades de Saúde da Família) e UBS (Unidades Básicas de Saúde).
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), quase 200 mil pessoas integram os 18 grupos considerados prioritários para vacinação. O objetivo do Ministério da Saúde é atingir 90% do público-alvo.
Segundo a Sesau, a vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B.
Antecipação - Devido ao aumento de casos, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) decidiu antecipar o calendário em uma semana. A primeira remessa recebida do Ministério da Saúde contém 92 mil imunizantes, no total.
Os motivos da antecipação são o aumento de casos de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) registrados pelo Estado e o início do outono que, por ser uma estação mais seca, acaba favorecendo a transmissão de vírus respiratórios.
Confira abaixo os grupos que podem se vacinar: