Ipês brancos se espalham pela cidade e indicam últimas floradas do ano
Com a chegada da primavera, florescimento dos ipês é encerrado e retorna apenas em 2022
Seguindo com o período de florescimento dos ipês, Campo Grande amanheceu com as ruas tomadas pela florada branca. Quem é apaixonado pelas árvores deve aproveitar o cenário, pois o ciclo é finalizado com a chegada da primavera e o florescimento dos ipês brancos indica para o último período do ano.
Espalhadas pela Capital, as árvores se destacam desde a Chácara Cachoeira, Coronel Antonino, Nova Lima até a Vila Piratininga. Biólogo, o professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Geraldo Damasceno Júnior explica que, assim como nas outras cores, o período de florescimento do ipê branco é rápido.
“O florescimento começa em maio com os roxos e vai até setembro com os brancos e um pouco do amarelo. No Pantanal, também temos alguns roxos e depois disso temos ipês floridos apenas no ano que vem”, o professor explica. Sobre a rapidez, Geraldo completa dizendo que esta é uma característica dos ipês, além da florada em período seco.
Com o nascimento das flores, as folhas do ipês caem e, após finalização da florada, o ciclo recomeça. Os florescimentos começam no início do inverno e encerram com a chegada da primavera. De acordo com o professor Geraldo, podem haver exceções no ciclo, mas a sequência de cores costuma ser roxo, amarelo e branco.
Em junho, as ruas da Capital demoraram a ver os ipês roxos, que costumam aparecer logo no início do mês. Devido às mudanças climáticas, o primeiro florescimento do ano veio já durante o final de julho.
Confira a galeria de imagens: