Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Prouni
Ao todo, foram disponibilizadas 276.566 bolsas, 215.530 integrais e 61.036 parciais no país
Estudantes que aguardavam o resultado da primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) podem respirar aliviados, a lista com os nomes foi divulgada nesta terça-feira (4), pelo MEC (Ministério da Educação), em Brasília. Os candidatos podem conferir o resultado neste link.
O programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. Ao todo, foram disponibilizadas 276.566 bolsas, sendo 215.530 integrais e 61.036 parciais, em cursos de graduação e cursos superiores sequenciais de formação específica de todo país.
Para garantir a bolsa, é necessário comprovar as informações apresentadas no momento da submissão, de 4 a 14 de julho. O procedimento pode ser feito de forma presencial ou on-line, de acordo com as regras definidas por cada instituição de ensino participante.
Bolsa - Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 1.320).
Para se inscrever no Prouni, o estudante precisa ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2021 ou 2022, ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e não ter zerado a redação. Além disso, estudantes que fizeram as provas na função de treineiro não poderão participar.
A nota utilizada pelo ministério para classificação é a que o participante obteve o melhor desempenho.
Segunda chamada - A segunda chamada do Prouni está prevista para o dia 24 de julho. Caso os candidatos não tenham sido selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece ainda uma nova oportunidade, pela lista de espera.
Para isso, será necessário que o estudante manifeste interesse, entre os dias 14 e 15 de agosto. A divulgação da lista de espera será no dia 18 de agosto.