ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Moradores dão "graças a Deus" sobre fechamento da Esplanada durante Carnaval

Esplanada Ferroviária, que é tomada por blocos de rua durante os dias de folia, será fechada a partir desta sexta-feira (12)

Aletheya Alves | 11/02/2021 07:20
Arlete e Francisco se dizem aliviados sem Carnaval neste ano. (Foto: Paulo Francis)
Arlete e Francisco se dizem aliviados sem Carnaval neste ano. (Foto: Paulo Francis)

Tentando garantir que não haja Carnaval neste ano devido à pandemia do novo coronavírus, a prefeitura de Campo Grande decidiu fechar a Esplanada Ferroviária a partir de sexta-feira (12). Para os moradores da região, a proibição das festividades é motivo para dizer “graças a Deus”.

Há 20 anos morando na Vila dos Ferroviários, Arlete Marisa Paiva Sales, de 60 anos, falou antes mesmo de chegar até a janela sobre a felicidade de não ouvir o barulho da multidão que toma as ruas da região. “A gente acompanha os carnavais e é complicado, a gente é obrigado a sair antes e voltar só depois da folia”, disse.

Esplanada Ferroviária deve continuar se mantendo vazia. (Foto: Paulo Francis)
Esplanada Ferroviária deve continuar se mantendo vazia. (Foto: Paulo Francis)

Enquanto a alegria da população se espalha pelas ruas, a moradora explica que o sentimento vivido por quem precisa descansar é completamente o oposto. “Espero que nunca mais tenha Carnaval aqui, precisam mesmo é achar um lugar adequado.

Completando a fala da esposa, Francisco Alves Sales, de 67 anos, destaca que o maior problema é realmente a falta de educação e higiene. “É muita bagunça, a gente fica sem opção. Eles urinam, fazem de tudo, é muito ruim”, explica.

Tentando equilibrar as opiniões, Serafina Gavilan, de 63 anos, diz que gosta do Carnaval, mas que os rastros da festa deixam preocupação.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Carnaval vem para alegrar e deixar também muita sujeira. É insuportável o odor, fica na janela de todos os moradores. É ruim você tirar a alegria do outro, mas é muito pior quando você vê o que as pessoas sem educação fazem, Serafina diz.

A moradora conta que os dias de folia ajudavam inclusive com vendas de bebidas e alimentos. “Tem esses pontos positivos sim. Penso que vai ficar triste esse ano, ainda mais por conta da pandemia. Mas é se cuidar e cuidar do outro”.

Parte dos que não esboçam tristeza, Paulo César Tenório, de 68 anos, diz que falta preparação e organização para que o Carnaval na Esplanada não seja dor de cabeça. “Eu acho ótimo não ter porque aqui sempre foi bagunçado, eles não põe segurança e banheiro químico suficiente, aí entram aqui e não respeitam nem os moradores”.

Sobre a população respeitar a proibição deste ano, Paulo relata que espera o posicionamento da segurança pública durante os dias que costumam haver folia. “Precisam respeitar principalmente devido à pandemia, não tem o que fazer”.

Região é marcada por blocos carnavalescos durante os últimos anos. (Foto: Vaca Azul)
Região é marcada por blocos carnavalescos durante os últimos anos. (Foto: Vaca Azul)

Proibição - O fechamento da Esplanada Ferroviária tem como intenção não permitir aglomerações devido à pandemia e será feito com alambrados. Em decreto publicado nesta quarta-feira (10) no Diogrande, foi definido que está proibido qualquer tipo de evento público ou privado durante o Carnaval - de sexta-feira (12) até quarta-feira (17).

Além disso, haverá “lei seca”, permitindo apenas a compra de bebidas alcoólicos em mercearias, invés do consumo no local.

Nos siga no Google Notícias