ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Moradores relatam problemas recorrentes na Lagoa Itatiaia: "Está abandonada"

Mato alto, bueiro entupido, bancos quebrados e falta de lixeiras são algumas das reclamações dos moradores

Gabriel de Matos | 21/12/2022 11:08
Moradores relatam problemas recorrentes na Lagoa Itatiaia: "Está abandonada"
Bueiro para drenagem entupido sinalizado por cone na orla da Lagoa Itatiaia (Foto: Gabriel de Matos)

Mato alto, bueiro entupido, bancos quebrados, falta de lixeiras, poucas rondas, alagamentos frequentes e ruas do entorno sem pavimentação. Essas são algumas das reclamações dos moradores, comerciantes e visitantes da Lagoa Itatiaia, na região do Bairro Tiradentes em Campo Grande.

O Campo Grande News esteve no local e conversou com pessoas que convivem no dia a dia da Lagoa e também quem visitava pela primeira vez. Além das reclamações citadas anteriormente, as luzes de Natal que ainda não foram ligadas e a ausência de brinquedos para as crianças foram elencadas.

Comerciante, Maura Torres mora perto da Lagoa há 43 anos. Ela relatou que a prefeitura faz limpezas com frequência na vegetação que contorna a Lagoa. No entanto, neste mês de dezembro, ainda não houve o serviço. "Na verdade, ela está abandonada. Tem um bueiro que está entupido e dois clientes da minha padaria já caíram no local".

O médico Luiz Carlos tem uma filha que mora próximo à Lagoa. O homem de 68 anos reclama da falta de segurança e de rondas. "Em relação à iluminação, não tenho o que reclamar, já vim aqui de noite e funciona. A guarda deveria ficar em ronda". Carlos completa que o que mais o incomoda são os bancos quebrados.

Moradores relatam problemas recorrentes na Lagoa Itatiaia: "Está abandonada"
Poucas lixeiras e bancos quebrados são reclamações dos moradores (Foto: Gabriel de Matos)

A professora Julie Basso cuidava de três crianças nas margens da Lagoa Itatiaia. Moradora do Bairro Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian, a primeira visão dela foi que a Lagoa "deixa a desejar. Falta lixeira, banco, brinquedo para as crianças. Falta o olhar das autoridades".

A mulher de 37 anos ressaltou a importância do cartão-postal para Campo Grande. "As pessoas que moram aqui são lisonjeadas por ter a Lagoa. Um espaço como este é raridade na cidade".

A policial penal Maria Pereira diz que há muito tempo tem problemas na calçada. "Faço caminhada sempre e está do mesmo jeito. Sendo um dos nossos cartões-postais da cidade, está muito feio".


Resposta da Prefeitura - A área é de responsabilidade da Prefeitura de Campo Grande. Por meio da assessoria, a Sisep (Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos) respondeu as reclamações em relação à limpeza, iluminação, lixeiras e luzes de Natal. Além disso, explicou em qual situação está o processo de revitalização da Lagoa Itatiaia.

"A limpeza é feita por empresa terceirizada. Nós fazemos até onde é permitido. Vale lembrar que existe uma área de proteção no entorno da Lagoa". Sobre as luzes para o Natal, a Sisep informou que a fiação elétrica foi roubada.

A revitalização prevê o calçamento com piso de 62 mil metros quadrados de trilhas, academia para idosos e pista de caminhada. Além disso, será construída uma área de convivência, com brinquedos e fontes interativas, um palco para pequenas performances artísticas e aulas de educação ambiental.

O processo está na Caixa Econômica Federal. A expectativa é que os recursos sejam liberados até o final do primeiro trimestre de 2023.

Nos siga no Google Notícias