MS conta com estoque de mais de 60 mil vacinas contra a febre amarela
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) conta atualmente com mais de 60 mil vacinas contra a febre amarela armazenadas para atender os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O estoque está guardado em Campo Grande, na Coordenadoria de Imunização, setor responsável pela distribuição das doses.
Para o paciente ter acesso à imunização, o paciente deve ir até uma unidade de saúde e apresentar o seu cartão de vacinação para a atualização da vacina, que mesmo não sendo de grande procura, é importante. Recentemente, a doença ganhou repercussão devido a casos registrados em Minas Gerais.
Diante da repercussão, a SES recomenda que os sul-mato-grossenses façam a atualização vacinal. Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul registrou apenas um caso confirmado de febre amarela, em 2015, não havendo mais notificações recentes.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.