MS sai na frente lançando a Alumia, plataforma com informações de turismo
Projeto inédito no Brasil traz dados relevantes para MS com informações para o setor comercial
Alumia, da linguagem pantaneira que significa iluminar, levar a luz, clarear, é justamente isso que a plataforma inédita no Brasil, lançada nesta manhã pela Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), tem como objetivo: “iluminar” o turismo no Estado.
Participaram do lançamento o vice-governador José Carlos Barbosa, conhecido como Barbosinha, que exerce até o dia 29 a função de governador em exercício, durante a viagem de Eduardo Riedel ao Chile, o presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, o coordenador de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fabio Montanheiro Nascimento, e Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS.
De acordo com a coordenadora do Alumia, Danielle Cardoso de Moura, foram nove meses de pesquisa, estudando projetos estrangeiros, até começar a construção desta plataforma, atendendo as demandas do Estado.
“A Alumia se deu justamente porque a gente começou a acompanhar em alguns eventos o uso de plataformas de inteligência turística, foram referências estrangeiras como Portugal, Espanha, Argentina e na prática quando a gente trazia pra realidade do sul-mato-grossense. Ela é uma plataforma voltada pra gestão pública e privada”, explicou Danielle.
Com o investimento de R$ 1 milhão, a plataforma já está pronta para uso e, a partir de amanhã (27), poderá ser acessada por todos os interessados, que terão disponíveis dados coletados em todo o Estado.
“Aqui, não vamos apenas coletar dados, mas transformar o volume de dados em informações que sejam relevantes para o setor para criação de novas campanhas, ações de divulgação, etc”, afirma Bruno.
De acordo com Bruno, a plataforma também contribuirá para a vinda de novos negócios para o Estado, além de ser fundamental para a própria fundação saber o momento de tomar decisões.
“O turismo vive de dados e a gente precisa acessar esses dados para tomar melhores decisões. Fluxo, taxa de ocupação, origem, previsão de compra, avaliação dos nossos destinos e essa plataforma vai reunir tudo isso de forma instantânea, on-line, ou seja, vai dar mais condições pra que eu tome melhores decisões dentro da fundação, pra que a gente trace melhores estratégias de promoção, na época certa para o público certo, para os investidores também que queiram trazer novos negócios aqui para o estado de Mato Grosso do Sul”, afirma Wendling.
Edison Araújo, presidente do Sistema Comércio MS, acredita que a plataforma vai elevar o turismo de Mato Grosso Sul ao patamar internacional, trazendo luz para os destinos já consagrados e também trazendo ao conhecimento novos destinos. “A plataforma vai levar o turismo do nosso Estado como referência de turismo para o Brasil e para o mundo”, ressalta.
Já Fabio Montanheiro Nascimento, coordenador de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, garante que vão utilizar muito a plataforma e que é uma iniciativa inédita no Brasil, que já é referência para outros estados.
“Isso vai ao encontro com o que estamos desenvolvendo na Embratur, construindo novos canais, Mato Grosso do Sul sai na frente e com certeza outros estados seguirão o mesmo caminho, sem contar que a regionalização do nome é genial”, afirma Fábio.
Barbosinha é só elogios para a nova plataforma e acredita que o potencial turístico do Estado só tende a aumentar com os dados coletados pela Alumia.
“Mato Grosso do Sul tem um potencial turístico extraordinário ainda mais para ser desenvolvido e essa ferramenta é extremamente importante para conhecermos os hábitos dos turistas que vêm para Mato Grosso do Sul, quanto tempo ele compra a sua passagem, os locais que ele frequenta, seus hábitos de compra, conhecer é fundamental pra gente poder organizar, receber bem e fazer com que esse turista possa voltar”, finaliza.
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