Na reta final do ano, casos de covid quadruplicam em Campo Grande
Alerta epidemiológico foi divulgado após alta de confirmações da doença
Alerta epidemiológico da Prefeitura de Campo Grande destaca a disparada dos números da covid neste fim de ano. O total de casos confirmados da doença quadruplicou no comparativo das últimas quatro semanas epidemiológicas, com dados disponíveis até 17 de dezembro.
Até 19 de novembro, eram 213 casos confirmados na semana. Contudo, o número de confirmações semanais foi crescendo até chegar a 874.
O gráfico de casos de covid a cada semana em Campo Grande retrata uma retrospectiva do comportamento da doença neste ano.
De janeiro a fevereiro, a chegada da variante Ômicron resultou em aumento expressivo, com pico de casos confirmados, com até 11 mil ocorrências semanal. Nos meses seguintes, houve redução. Porém, a partir de meado de maio, o total semanal de confirmações voltou a passar de mil. A situação persistiu até agosto.
Agora, é registrada uma nova curva ascendente. O alerta traz detalhes do período entre 15 de novembro e 15 de dezembro. Na data de 15 de novembro, foram 14 casos confirmados da doença na Capital. Já em 15 de dezembro, foram 152 confirmações num único dia em Campo Grande.
Cuidados - As recomendações são completar o esquema vacinal, higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão, isolamento de casos suspeitos e confirmados.
Além de uso de máscara de proteção facial nas seguintes situações: pessoas com fatores de risco para complicações da covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pacientes com múltiplas comorbidades); quem teve contato com casos confirmados da doença e pessoas em situações de maior risco de contaminação, como locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.
O alerta epidemiológico consiste na divulgação de informações sobre a ocorrência de eventos com potencial de risco à saúde.
Cenário - De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o aumento dos casos confirmados é monitorado em Campo Grande. Até o momento, não há informação laboratorial sobre uma nova variante em circulação. Neste cenário, a avaliação é de que alta está relacionada a maior mobilidade das pessoas, devido às festas de fim do ano e férias escolares.
Ainda segundo a secretaria, mais de 85% da população foi imunizada com duas doses da vacina e não houve aumento de internações e óbitos. Durante a semana, os testes rápidos estão disponíveis nas 74 unidades básica de Saúde da Família. A prefeitura disponibiliza teleatendimento por meio do número (67) 2020-2170 para orientações.