ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  10    CAMPO GRANDE 30º

Capital

No Natal, atendimento a feridos por tiro e faca dobrou na Santa Casa

Médicos relatam preocupaçao com o Ano Novo, com aumento do consumo de álcool e festas

Por Mylena Fraiha | 26/12/2023 15:18
Ala do pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Divulgação)
Ala do pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande divulgou, nesta terça-feira (26), que o feriado de Natal teve um fluxo inesperado de pacientes com ferimentos por armas de fogo e branca na ala do pronto-socorro.

De 22 a 25 de dezembro, a Santa Casa atendeu 15 pacientes com ferimentos por arma branca e de fogo. Esse número representa o dobro do registrado na semana anterior, de 15 a 18 de dezembro, quando apenas sete pacientes foram recebidos.

O diretor técnico interino, Diogo Gomes, também coordenador médico do Centro Cirúrgico, explica que a demanda por procedimentos na ala cirúrgica se manteve constante. No entanto, no pronto-socorro, o aumento impactou o atendimento.

Os números registrados durante este período levantaram um alerta na direção da Santa Casa em relação às possíveis demandas durante as celebrações de Réveillon. O Coordenador Médico do Pronto-Socorro da Santa Casa, Marcos Bonilha, expressou preocupação em relação ao que pode ser esperado nos próximos dias.

"Com a proximidade do Ano Novo, nossa preocupação aumenta, especialmente em casos que podem ser evitados", declara Marcos.

Já Gomes reforça o alerta para as festividades do Réveillon, uma vez que neste período há um aumento no consumo de bebidas alcoólicas e maior interação social, fatores que podem resultar em aumento de casos de ferimentos por agressões.

"Pedimos a todos que se mantenham calmos, busquem interações sociais mais amigáveis e evitem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas", reitera Diogo.

Pronto-socorro - O Pronto-Socorro registrou, no período de 22 a 25 de dezembro, o atendimento de 27 pacientes vítimas de agressão, representando um aumento de 92% em relação ao final de semana anterior.

Em relação aos acidentes de trânsito, tanto na Capital quanto no interior, foram atendidas 108 pessoas, enquanto na semana anterior o número foi de 82 pacientes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias