No temporal da sexta, 180 raios atingiram a Capital, diz Inpe
O temporal da última sexta-feira (17), que colocou fim aos 15 dias de estiagem e a onda de calor que atingiu Campo Grande, foi responsável por provocar 180 quedas de raios na cidade. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a quantidade é considerada alta.
O levantamento do ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica) levou em conta a quantidade de raios nas 24 horas da sexta-feira, mas a maior concentração de descargas ocorreu a partir das 19 horas. Na classificação do Inpe, mais que 100 raios em um dia é considerada uma incidência alta.
A Capital ocupa o 5º lugar entre as cidades que mais registram raios em Mato Grosso do Sul. A média anual por quilômetro quadrado em Campo Grande é de 13,45 raios, concentração que também é considerada alta.
Na última sexta-feira, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorlogia) informou que o temporal acompanhado dos raios entraram no Estado pela região norte de Ribas do Rio Pardo, as descargas também atingiram Ivinhema e depois seguiram para a Capital.
Na madrugada do sábado (18), as descargas elétricas ficaram concentradas sobre as cidades de Água Clara e Camapuã.