Novo redemoinho destelha casas em bairro de Campo Grande
Na sexta-feira (15), também houve registro de vento forte (de 42 km/h) no Jardim Campo Alto
Três dias depois de ocorrência de estragos causados por ventania no Jardim Campo Alto, moradores de outra região de Campo Grande vivenciaram situação semelhante. Fenômeno, descrito por populares como redemoinho, destelhou casas no Portal do Panamá – o vento mais forte desta segunda-feira (18) na Capital , de 36 Km/h, foi registrado na região em que está esse bairro.
“Foi tudo muito rápido. Estava dentro de casa quando ouviu o barulho da porta batendo muito forte. Depois vi que atrás da casa, havia caído telhas”, contou a pedagoga Daniele Tomaz, 31 anos. “Por sorte, ninguém ficou ferido. Na casa do vizinho tem crianças”, acrescentou.
A pedagoga disse, ainda, que casas vizinhas – situadas na Rua Manuel Augusto Dias – também foram parcialmente destelhadas. Na localidade, há muitas árvores.
Outro morador, o técnico de energia elétrica, Marcos Antônio Vegas, 42 anos, contou que viu o que acredita ser um redemoinho. “Foi rápido. Esse redemoinho saiu de trás das árvores e foi em direção às casas”, relatou.
Registro – O meteorologista Natálio Abraão Filho informou que o vento mais forte registrado foi de 36 km/h no Aeroporto, Santo Amaro e região. No entanto, de acordo com ele, vento dessa intensidade são considerados moderados. São tidos como fortes a partir de 50 km/h. “Não poderia ter causados esses estragos”, disse.
Franciane Rodrigues, especialista em metereologia do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) da Agraer, confirma o registro de vento de 36 Km/h como o mais intenso do dia.
Da mesma forma, ela reforça que vento nessa intensidade não é considerado forte. “Pode ser alguma condição local em microescala, pois não há nenhum sistema de grande porte atuando hoje. Alto aquecimento na superfície pode ocasionar isso”, explicou.
Campo Alto – Na sexta-feira (15), também houve registro de vento forte (de 42 km/h) no Jardim Campo Alto. Casas, situadas na Rua Dolores Duran, foram destelhadas em segundos.
Uma moradora contou que as telhas da casa dele voaram. "Eu estava entrando no banheiro quando vi as telhas voando. Saí correndo e junto com marido fui para o quintal”, disse. “Foi questão de segundos”, detalhou.