ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Obras atrasam volta às aulas em escolas da Reme

Pais receberam aviso e escolas recorreram às tarefas para evitar atraso no cronograma

Por Silvia Frias e Antonio Bispo | 02/08/2024 11:28
Na Emei Adriana Nogueira Borges, ainda falta terminar obra na cozinha (Foto/Direto das Ruas)
Na Emei Adriana Nogueira Borges, ainda falta terminar obra na cozinha (Foto/Direto das Ruas)

As aulas na Reme (Rede Municipal de Ensino) recomeçaram oficialmente hoje (1º), mas ainda tem 127 escolas em reforma ou com trabalho de pintura das salas em andamento. Para evitar o atraso no calendário, algumas instituições optaram em enviar atividades online para os alunos e tem quem só volte ao ensino presencial no dia 12.

Na Escola Municipal Elizabel Maria Gomes, na Vila Santa Luzia, até a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) havia programado uma fiscalização de retorno às aulas, mas encontraram o trânsito fluindo normalmente. "Eles vieram, mas como a gente estava pintando internamente, tivemos que adiar", disse a diretora, Aparecida Venecia Gomes. No pátio, estão a tenda e as latas de tintas usadas para o serviço.

Escola Municipal Wilson Taveira, no Aero Rancho, sem aula (Foto: Marcos Maluf)
Escola Municipal Wilson Taveira, no Aero Rancho, sem aula (Foto: Marcos Maluf)

A diretora diz que falta somente a pintura nas salas de aula. A reposição a ser feita lembra o que foi realizado no tempo da pandemia."Quando os alunos retornarem, a gente manda atividade não presencial; em cada dia da semana, os professores que dão aula naquele dia, mandam atividade e eles tem que retornar com essa atividade para contar como aula dada”. Nessa instituição, o retorno presencial está previsto para dia 12.

Na Escola Wilson Taveira Rosalino, no Aero Rancho, os pedreiros ainda se ocupavam da reforma do telhado de uma das quatro edificações que comportam algumas salas de aula.

A mãe de um aluno, que preferiu não se identificar, disse que foi avisada pela diretoria que hoje seria dia somente de atividade pedagógica, exclusiva aos professores. Aula, só segunda-feira (5). A reportagem esteve no local e tentou falar com o diretor, mas a resposta é que o retorno somente seria possível por meio da assessoria da Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Porém, em nota, a Semed respondeu que as obras na escola Wilson Taveira começaram há 10 dias, mas que o retorno não foi suspenso, tendo ocorrido normalmente hoje, conforme repassado pela direção da escola à assessoria. A revitalização contempla pintura dos muros, pintura interna e externa, adequação da acessibilidade e reparo no telhado. A previsão de término da revitalização na escola é de 180 dias.

Aviso encaminhado aos pais para avisar do retorno: só na terça-feira (Foto/Reprodução)
Aviso encaminhado aos pais para avisar do retorno: só na terça-feira (Foto/Reprodução)

Também há informação de adiamento do retorno presencial na Emei  (Escola Municipal de Educação Infantil) Professora Adriana Nogueira Borges, no Jardim Presidente, também em obras e com volta dos alunos no local somente na terça-feira (6). A Escola Municipal Professor Hércules Maymone, no Nova Lima também recorreu ao ensino online, com presencial a partir de segunda-feira (5).

A assessoria da Semed informou que busca adequar e melhorar todas as unidades escolares de forma a tornar a escola um lugar no qual as crianças possam desfrutar de um ambiente mais acolhedor. "A Semed ressalta que, para todos os alunos, serão garantidos 200 dias letivos e 800h anuais". A secretaria informou que nem todas as escolas em obras terão atraso no retorno presencial. (Colaborou Natália Olliver)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias