ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pacientes podem acompanhar solicitações de exames no SUS pelo celular

Ferramenta foi desenvolvida em Campo Grande em parceria com a Fiocruz

Natália Olliver | 14/07/2023 15:48
Pacientes podem acompanhar solicitações de exames no SUS pelo celular
Portal promete mais agilidadade e menos esquecimento das consultas marcadas pelos usuários (Foto: Divulgação)

Pacientes que fizerem solicitações de exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde) podem acompanhar o pedido pelo celular, por meio do aplicativo “Portal Minha Saúde”. O recurso foi desenvolvido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). No aplicativo, é possível visualizar, além das consultas com especialistas, exames e até mesmo procedimentos cirúrgicos.

Os usuários também conseguem saber qual é a unidade de referência da região onde ele reside. Assim, qualquer dúvida a respeito das requisições pode ser esclarecida no local.

Para entrar no portal, o paciente deve acessar este link e realizar o cadastro. Após a confirmação dos dados, todas as informações de agendamentos e solicitações estarão à disposição do usuário.

O coordenador da regulação ambulatorial da secretaria, Daniel Saito, explica que o portal dá mais agilidade para o serviço. “É comum vermos casos de pessoas que não conseguem acompanhar a consulta e acabam perdendo o dia agendado, e com o acesso ao portal, ele consegue resolver isso muito mais rapidamente”.

Ele ainda lembra que há diversas formas de o paciente ser comunicado sobre o agendamento de um procedimento e que também há a possibilidade de ele confirmar ou desmarcar o horário dentro do portal, dando assim a vez para outras pessoas que aguardam na fila.

“A partir do momento que o paciente confirma a presença pelo portal, fica registrado a ciência dele, assim não usaremos de outras formas para comunicá-lo. Em caso de desmarcar a consulta, também é importante que o paciente, além de comunicar, retorne ao médico, caso ainda haja a necessidade da consulta ou do agendamento”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias