Para desafogar fila, 820 procedimentos ginecológicos serão realizados em um ano
As ações ficaram praticamente paradas durante a pandemia e fazem parte da Caravana da Saúde
Parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e a Maternidade Cândido Mariano vai possibilitar a realização de 800 procedimentos entre cirurgias eletivas e exames ginecológicos e pediátricos nos próximos 12 meses. As ações ficaram praticamente paradas durante a pandemia e fazem parte da Caravana da Saúde.
O objetivo é reduzir a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) e segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a ação “assegura que o paciente tenha acesso ao diagnóstico ou ao procedimento cirúrgico de forma mais célere, considerando ainda que os atendimentos eletivos foram diretamente impactados por conta da pandemia de Covid-19”.
Segundo o médico Daniel Gonçalves de Miranda, presidente da Maternidade Cândido Mariano, as histeroscopias ginecológicas já começaram a ser realizadas e a expectativa é ampliar os atendimentos nas próximas semanas.
“Optamos por iniciar estes procedimentos em específico, mas a nossa intenção é avançar o mais breve possível nas cirurgias para desafogar um pouco a fila e atender estes pacientes que estão há algum tempo aguardando”.
Ao todo, 820 procedimentos devem ser realizados, sendo 80 cirurgias pediátricas, 200 laqueaduras, 180 histerectomias, 60 histeroscopia e 300 procedimentos ginecológicos não invasivos, além dos atendimentos já pactuados em contrato com o hospital. O Município está destinando um aporte de R$ 940 mil ao hospital para a realização dos procedimentos.