ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Pela insalubridade, enfermeiros montam acampamento na prefeitura

Barracas foram montadas em canteiro da Avenida Afonso Pena no fim da tarde desta sexta-feira (8),

Por Gustavo Bonotto e Gabriel de Matos | 08/03/2024 21:40
Além de barracas, grupo montou faixas em frente à prefeitura. (Foto: Juliano Almeida)
Além de barracas, grupo montou faixas em frente à prefeitura. (Foto: Juliano Almeida)

Com barracas montadas em frente à prefeitura, profissionais de saúde formaram acampamento como forma de protesto na Avenida Afonso Pena, durante o fim da tarde e início da noite desta sexta-feira (8), em Campo Grande. A classe contesta o pagamento de adicional de insalubridade. A administração municipal havia recorrido da decisão inicial, quando a categoria obteve liminar assegurando o benefício em 2023.

A reportagem foi até o local e encontrou apenas um segurança contratado para cuidar do material deixado pelos enfermeiros. Já nas redes sociais, o Sinte (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande) convocou todos os servidores municipais para a ação, que deve perdurar.

"[...] A Justiça já determinou o pagamento da insalubridade. Quando teve movimento de direita, os patriotas foram até os quartéis. A esquerda também sai 'pra rua' pelo movimento de suas bandeiras. Você, da enfermagem, tem que garantir seu direito", disse o presidente do sindicato Ângelo Macedo, em vídeo publicado no Instagram.

Em outubro do ano passado, a PGM (Procuradoria-Geral do Município) apontou que a decisão para pagar a insalubridade ainda não transitou em julgado (quando acaba a possibilidade de recorrer). E, principalmente, de que não caberia ao sindicato propor o cumprimento da sentença para todos os servidores.

O pedido da PGM era de que o cumprimento da decisão fosse individualizado, após verificar quais servidores têm direito a receber o adicional de insalubridade. Já em fevereiro, o juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Ariovaldo Nantes Corrêa, rejeitou a impugnação da prefeitura ao cumprimento de sentença.

Segundo o magistrado, como destacado diversas vezes, a determinação de implantação do pagamento de adicional de insalubridade à categoria não quer dizer que todos os servidores da enfermagem municipal fazem jus ao benefício. Ou seja, o pagamento deverá ser feito para quem preenche os requisitos legais, dentro de parâmetros técnicos.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias