Píton albina é batizada com nome de personagem com "olhos de ressaca"
Cobra será nova moradora do Bioparque do Pantanal, depois de ser resgatada de circo em Amambai
A população votou e a píton albina, a mais nova moradora do Bioparque Pantanal, se chamará Capitu, em alusão à personagem do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. A enquete foi aberta no domingo e o resultado divulgado esta manhã (25).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A píton albina resgatada de um circo foi nomeada Capitu, após enquete popular que escolheu a personagem de Dom Casmurro entre opções da literatura brasileira. Com 59% dos votos, Capitu superou Iracema e Paraguaçu. A serpente, que não pode retornar à natureza devido à domesticação, viverá no Bioparque Pantanal, em recinto projetado para estimular comportamentos naturais.
A píton albina (Python bivittatus) fêmea, com 2,5 metros de comprimento, foi resgatada de circo em Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande, onde foi usada como atração até 2023.
Na enquete, a população tinha três opões de escolha, todas ligadas à literatura brasileira.
Capitu, a polêmica personagem de Dom Casmurro, venceu com 59% dos votos da população. Ela é a grande paixão de Bentinho, que narra história em primeira pessoa e fala dos seus conflitos, desde a promessa da mãe de torná-lo padre e da dúvida sobre a fidelidade da mulher.
Em um dos trechos mais famosos, fala dos olhos do seu grande amor: “Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me”.
Iracema, a “virgem dos lábios de mel” é a personagem do romance homônimo de José de Alencer, obteve 33% dos votos e Paraguaçu, 7%. A última é uma personagem histórica presente no poema épico Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão. Filha do cacique Taparica, Paraguaçu representa a aliança entre indígenas e europeus durante o processo de colonização.
A cobra – a píton albina será encaminhada ao Bioparque Pantanal, já que não tem condições de voltar à natureza, por ter passado por processo de “domesticação” e perdido os estímulos selvagens que lhe garantiriam sua defesa.
O recinto foi projetado de acordo com as normas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis) incluindo substrato adequado, plantas, toca, aquecedor, umidificador, pedra aquecida, lâmpadasUVA e UVB e uma área úmida que simula o ambiente natural da espécie.
“Mesmo sendo domesticada, buscamos estimular seus comportamentos naturais”, explicou Carla Kovalski, bióloga-chefe do Bioparque e responsável pelo setor de bem-estar animal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.