ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Placas de aviso antes dos radares serão mantidas em Campo Grande

Fabiano Arruda | 26/12/2011 12:39
Prefeitura decide manter placas, embora resolução do Contran, em vigor desde a última quinta, revogue a exigência. (Foto: Divulgação)
Prefeitura decide manter placas, embora resolução do Contran, em vigor desde a última quinta, revogue a exigência. (Foto: Divulgação)

As placas de aviso que ficam antes dos radares serão mantidas no trânsito de Campo Grande, segundo determinação do prefeito Nelsinho Trad (PMDB).

Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em vigor desde a última quinta, revogou a exigência da instalação de placas de informação antes dos equipamentos de fiscalização eletrônica, que existia desde 2006.

Segundo o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade, a decisão pela manutenção das placas serve como garantia ao condutor que, caso seja autuado por ultrapassar a velocidade indicada, esteja ciente de que excedeu o limite permitido naquele ponto.

“O maior interesse do prefeito e de todos nós, da Prefeitura, é conscientizar o cidadão de que ele precisa ter o cuidado ao dirigir um veículo, a fim de garantir pela sua vida e a do próximo”, explicou Rudel, segundo informações do site da Prefeitura.

“Pegar os motoristas de surpresa não é o interesse do prefeito e muito menos muda o nosso foco, que é o de alertar a pessoa de que ali existe um grande fluxo de veículos ou então uma demanda maior de pedestres que atravessam aquela via. Certamente algumas cidades do país, amparadas pela Resolução, irão, inclusive, retirar as placas já instaladas. O que não vai acontecer em Campo Grande”, complementou.

O diretor-presidente da agência destacou ainda a importância do trabalho de conscientização que, segundo ele, deve ser feito desde a infância.

“Vamos manter a nossa política e ter o cuidado de deixar as ações sempre transparentes para que o cidadão, seja ele pedestre ou motorista, tenha a consciência do que ele pode ou não fazer quando tem um veículo em seu poder”, defendeu.

Resolução - Por outro lado, a resolução do Contran determina que radares não podem estar escondidos da visão dos motoristas.

Segundo informações da Agência Brasil, o Contran também flexibilizou outras exigências em relação aos radares móveis, que foram liberados em trechos de rodovias sem sinalização de velocidade máxima. O conselho dispensou ainda a realização de estudo prévio para a presença desses equipamentos em estradas. Agora, qualquer ponto pode ser alvo de fiscalização eletrônica com radares de velocidade.

Até 2003 a presença das placas antes dos radares era obrigatória no País, no entanto, a norma foi revogada e passou a vigorar novamente há cinco anos.

Nos siga no Google Notícias