PM é chamada para controlar público que chutou grade e jogou água em funcionária
O Bioparque Pantanal oferece visitas autoguiadas até o dia 30 de dezembro antes de fechar para recesso
A administração do Bioparque Pantanal precisou chamar a PM (Polícia Militar) para controlar público que não conseguiu senhas para visitar o atrativo. Após a entrega das 1,3 mil entradas, o portão do local foi fechando, mantendo para o lado de dentro apenas quem poderia fazer o passeio, o que gerou revolta.
Segundo a coordenadora do maior aquário de água doce do planeta, Maria Fernanda Balestieri, algumas pessoas começaram a insultar os funcionários, sacudir e chutar os portões, além de atirarem água nos trabalhadores que tentavam acalmar as pessoas.
A PM foi chamada, mas quando chegou ao local, o tumulto já estava controlado. “A gente sempre deixou o portão aberto, a gente entrega as senhas e vai fazendo os cadastros. Só que ontem [26 de dezembro], mesmo entregando as senhas, as pessoas não queriam ir embora, estava sol, tinha criança, então fica uma situação bem complicada. Acabei aumentando a quantidade de senhas”, conta Maria Fernanda.
Em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (27), o governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que 3,1 mil pessoas passaram pelo Bioparque Pantanal no dia seguinte ao Natal.
A coordenadora também explica a decisão de fechar os portões nesta tarde. “Sempre que tem pessoas agendadas e elas não aparecem, a gente abre mais senhas. Foi o que aconteceu ontem. Só que o portão estava aberto e as pessoas começaram a querer invadir aqui na porta de vidro [acesso à bilheteria]. Então hoje, a gente voltou a fechar o portão por causa disso. Não posso ser irresponsável, porque aí a gente coloca em risco a qualidade da experiência e a segurança dos animais e visitantes. A gente precisa prezar por isso”.
Maria Fernanda pede mais paciência ao público. “Isso que eu acho que não pode acontecer. Me incomodo de deixar o portão fechado, porque aqui é um empreendimento público, vai totalmente contra nossa política. Só que não imaginava que deixar aberto, as pessoas iriam tentar invadir. Acabamos perdendo um pouco o controle. Acho que as pessoas podem respeitar porque teremos mais três meses de gratuidade”.
Recesso - O período de recesso e manutenções internas no Bioparque Pantanal começa no dia 30 de dezembro de 2022 e segue até o dia 8 de janeiro de 2023. Em contrapartida, vagas extras estão sendo liberadas para visitas sem agendamento em dias específicos.
De acordo com a direção, além do atendimento das pessoas com o passeio agendado, serão entregues 1,3 mil senhas nesta quarta-feira (28). Já na quinta-feira (29), serão 1 mil e deste total, 200 são oferecidas para turistas.
A direção ainda ressalta que pessoas com visita agendada para o dia 30 de dezembro podem entrar em contato com o setor de atendimento pelo WhatsApp: (67) 99217-8189.
Confira os dias e horários de entrega de senhas:
Quarta-feira - 28/12: 600 senhas (dessas, 100 para turistas) a partir das 8h e 700 (dessas, 100 para turistas), a partir das13h30
Quinta-feira - 29/12: 400 senhas (dessas, 100 para turistas), a partir das 8h e 600 (dessas, 100 para turistas), a partir das 13h30.
(*) Matéria alterada às 18h02 para acréscimo de informações.