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Capital

Capital abre seleção para ambulantes comercializarem no Carnaval 2025

O prazo para inscrição vai até o dia 10 de fevereiro, às 17h, e é destinado a barracas de comida e bebida

Por Mylena Fraiha | 03/02/2025 08:56
Capital abre seleção para ambulantes comercializarem no Carnaval 2025
Ambulante monta sua barraquinha para comercializar alimentos (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande abriu, nesta segunda-feira (3), as inscrições para a seleção de vendedores ambulantes não circulantes, nas modalidades barraca, trailer e food truck, interessados em atuar no Carnaval 2025. As festividades ocorrerão nos dias 22 e 23 de fevereiro e de 28 de fevereiro a 8 de março, na Esplanada Ferroviária.

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A Prefeitura de Campo Grande abriu inscrições para ambulantes interessados em comercializar no Carnaval 2025, que ocorrerá na Esplanada Ferroviária. As inscrições vão até 10 de fevereiro e podem ser feitas online ou presencialmente. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e apresentar documentos pessoais e certificado de boas práticas na manipulação de alimentos. A seleção será por sorteio público em 17 de fevereiro. Serão permitidos alimentos e bebidas, com restrições para bebidas em vidro. Haverá 80 pontos fixos, com cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

As inscrições poderão ser feitas de forma online, pelo site da Secretaria Executiva de Cultura, que pode ser acessado neste link, ou presencialmente, na sede da secretaria, localizada na Rua Usi Tomi, nº 567, bairro Carandá Bosque. O prazo para inscrição vai até o dia 10 de fevereiro, às 17h.

Para participar, os candidatos devem preencher um formulário com informações como nome completo, telefone, e-mail, além de apresentar documentos pessoais e o certificado de boas práticas na manipulação de alimentos. Somente maiores de 18 anos podem se inscrever, sendo vedada a participação de pessoas com impedimentos legais.

A seleção será feita por meio de sorteio público, que ocorrerá no dia 17 de fevereiro, às 9h, no auditório da Secretaria Executiva de Cultura. Os candidatos sorteados passarão por uma análise documental e, caso habilitados, poderão atuar nos pontos definidos pela Prefeitura.

O edital de chamamento público, publicado no Diogrande (Diário Oficial do Município) desta segunda-feira (3), estabelece critérios e regras para a exploração do espaço público destinado ao comércio ambulante durante os dias de festa. Confira o edital na íntegra por meio deste link.

Produtos permitidos e regras – Os vendedores habilitados poderão comercializar alimentos e bebidas, divididos em duas categorias: Tipo 1 e Tipo 2.

No Tipo 1, poderão ser comercializados alimentos e bebidas não alcoólicas, como: hambúrgueres, pastéis, cachorros-quentes, pizzas, espetos, arroz, choripan, batatas, crepes, acarajé, açaí, sorvetes e salgados. Entre as bebidas não alcoólicas permitidas estão refrigerantes, sucos, água mineral, energéticos e isotônicos, chás, cafés e achocolatados.

Já no Tipo 2, poderão ser comercializadas apenas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Durante os eventos, será proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro.

A comercialização poderá ocorrer a partir das 15h, seguindo até o encerramento das festividades em cada data. A entrada para montagem das barracas e trailers será permitida entre 11h30 e 13h.

De acordo com o edital, os ambulantes poderão atuar nos seguintes pontos: na Avenida Mato Grosso, entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho (nos dois sentidos); e na Avenida Calógeras, entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Antônio Maria Coelho.

Serão disponibilizados até 80 pontos fixos, sendo 20 vagas para alimentos e bebidas não alcoólicas; e 60 vagas para bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

O edital também prevê reserva de vagas para grupos específicos. Serão garantidas: 10% das vagas para negros; 5% para indígenas; e 5% para pessoas com deficiência. Caso não haja candidatos suficientes nas categorias de cotas, as vagas serão destinadas à ampla concorrência.

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