Prefeitura começa amanhã vacinação contra HPV em pré-adolescentes
A prefeitura de Campo Grande inicia amanhã (10) a vacinação contra HPV (Papilomavírus humano) em pré-adolescentes de 11 a 13 anos em uma política nacional planejado pelo Ministério da Saúde.
A intenção é vacinar 20 mil pré-adolescentes do sexo feminino nas escolas da rede público e privada e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). O esquema de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde prevê um composto de três doses. Sendo a segunda (dose) daqui a seis meses e a terceira prevista para cinco anos depois.
Para as pré-adolescentes indígenas a faixa etária é diferente sendo de 9 a 13 anos de idade. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), esta vacina é específica contra este vírus e não protege para outras doenças, tanto que nesta campanha novamente será dado importância à conscientização sobre o uso de preservativos entre os jovens.
Sequência – Após a vacinação deste ano específica para esta faixa etária, a política nacional de saúde prevê a partir de 2015 vacinas as pré-adolescentes de 9 a 11 anos.
Esta campanha será realizada em função da alta incidência e mortalidade do câncer do colo do útero, que se tornou um problema de saúde público, que possui forte potencial de prevenção e previsão de cura caso seja identificado no período inicial.