ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prefeitura corta mochila e entrega uniformes com atraso de 6 meses

Aliny Mary Dias e Kleber Clajus | 24/07/2014 11:01
Kit tira pais do sufoco, mas falta de mochila surpreende (Foto: Kleber Clajus)
Kit tira pais do sufoco, mas falta de mochila surpreende (Foto: Kleber Clajus)
Sandra com sua sobrinha que vai precisar carregar os materiais na mão até a compra de uma mochila  pela mãe (Foto: Kleber Clajus)
Sandra com sua sobrinha que vai precisar carregar os materiais na mão até a compra de uma mochila pela mãe (Foto: Kleber Clajus)

Depois de um semestre sem camisetas e shorts entregues tradicionalmente pela Prefeitura de Campo Grande no início de cada ano letivo, os alunos das escolas municipais começaram a receber os kits de uniformes. A entrega simbólica dos itens, feita pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), ocorreu hoje (24) e a surpresa ficou por conta da falta de mochilas.

O palco da entrega simbólica que contou com Olarte e sua comitiva de assessores e secretários foi a Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, no Jardim Aeroporto. Os alunos já haviam recebido os uniformes ontem (23), por isso, a maioria das crianças estava com a nova camiseta azul com listras amarelas e vermelhas.

O kit conta com três camisetasm, bermudas, meias e um par de tênis e serão entregues 60 mil ao custo de R$ 8 milhões. O cronograma revela que todos os itens devem ser entregues até o dia 30 de julho.

Além da demora e de muitas crianças terem usado roupas comuns para ir à escola durante seis meses, a falta da mochila no kit atual preocupou pais que já enfrentaram gastos extras desde o início do ano. A fiscal de terminal, Sandra Gonçalves de Souza, 31 anos, é uma das mães que não gostaram da novidade, dois filhos delas estudam na escola.

“No começo do ano foi complicado, mas achei muito boa a cor azul porque não suja muito, três camisetas são suficientes. Só acho ruim que não vieram as mochilas, minha irmã que se mudou com as três filhas de São Paulo para cá vai ter que esperar receber para comprar, até lá vai trazer o material na mão”.

Quando as mochilas eram entregues nos kits anteriores, muitas crianças não usavam os itens, mas pelo menos muitos pais tinham tempo para comprar outras mochilas, caso quisessem. “Era bom quando tinha porque nos dava tempo de depois comprar outra”, completa Sandra.

A dona de casa Dagmar da Costa Machado, 34 anos, reforça as dificuldades enfrentadas no primeiro semestre ainda mais por ter quatro filhos em idade escolar. “Haja dinheiro para tudo isso”, explica ela que lembra da irmão, que se mudou de Rochedo para a Capital e também precisará gastar com mochilas.

Janaína da Costa, 31 anos, trabalha como costureira e teve problemas para manter o filho de 11 anos na escola. Ela conta que chegou a gastar R$ 300 com roupas e sapatos no primeiro semestre. “Agora a preocupação diminui”.

Durante a entrega dos uniformes, o prefeito Gilmar Olarte deu aos pequenos um recado que sehgundo ele é pra ser repassado aos pais. “Tem que dizer para o papai e a mamãe que o outro prefeito nem fez a compra do uniforme e esse prefeito fez”. Ele também ressaltou que no ano que vem o kit virá com uma surpresa, mas fez mistério sobre o item novo.

Nos siga no Google Notícias