Prefeitura dá início às obras do corredor de ônibus da Marechal Deodoro
Projeto conta ainda com implantação de quatro estações de pré-embarque.
A Prefeitura de Campo Grande iniciou a obra de fresagem - uma drenagem e remoção do pavimento antigo - na avenida Marechal Deodoro para então iniciar as obras do último braço do corredor de transporte coletivo sudoeste. O trecho fará ligação do Terminal Aero Rancho até o Centro, passando pelo Terminal Bandeirantes.
O projeto conta ainda com a implantação de 1,1 km de drenagem e a execução de 5,5 km de recapeamento, além da implantação de quatro estações de pré-embarque.
A faixa exclusiva para ônibus será implantada a partir da rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima. Os pontos de pré-embarque serão distribuídos entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; a Avenida Panambi Vera e a Rua Guaraí; entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro e a última deste trecho ficará entre a rua Eduardo Contar e a rua Túlio Alves Quito.
A avenida Marechal Deodoro, juntamente de seu prolongamento na avenida Hunter Hans, dividem duas regiões urbanas populosas de Campo Grande: a Lagoa e o Anhaduizinho, onde estão localizados os bairros Aero Rancho e Coophavila 2, somando 50 mil habitantes.
Os dois primeiros braços do corredor sudoeste estão próximos de ser finalizados. No trecho Guia Lopes/Brilhante já foram entregues as sinalizações horizontal e vertical, com semáforos instalados e a partir do próximo mês será concluída a implantação das estações programadas para o trecho de 2,2 km. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados e haverá a instalação de sete estações e implantação de mais 800 metros de drenagem na rua Salim Maluf, captando as águas pluviais desde a avenida Joaquim Dornellas e, com isto, eliminando um foco de alagamento na Rua Brilhante.
Quanto a outros corredores urbanos espalhados pela cidade, o da Rua Bahia, primeira etapa do corredor norte, já está recapeado. Este ligará o Centro a Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia. Está sendo feito um trecho de 146 metros de drenagem de uma rua transversal, a Eduardo Santos Pereira, para captar a enxurrada da Rio Grande do Sul. Esta água vai escoar pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas quatro estações de pré-embarque, além de uma nova sinalização.
A segunda etapa do corredor sul passará por abertura de licitação e percorrerá a avenida Calógeras, recapeada em toda sua extensão. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Afonso Pena e a Salgado Filho.
Segundo os técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos. Com isso, a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos. O resultado será tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.
Legislação - Os corredores de transporte estão previstos no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte ), passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.