ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Prefeitura garante que ampliou leitos para urgência na Capital

MPF ingressou com ação alegando que HU não consegue desempenhar o papel de hospital escola

Por Maristela Brunetto | 20/12/2023 14:19
Prefeitura informa que definiu com Estado a inclusão de dez leitos de UTI do Pênfigo para ampliar oferta da vagas na Capital (Foto: Divulgação)
Prefeitura informa que definiu com Estado a inclusão de dez leitos de UTI do Pênfigo para ampliar oferta da vagas na Capital (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande informou que trabalha para ampliar a oferta de leitos de urgência e emergência na Capital. O serviço foi alvo de ação civil pública do Ministério Público Federal,  após o Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) apontar que está com sobrecarga nos atendimentos, prejudicando sua tarefa de ser um hospital escola, para receber estudantes da área de saúde e ofertar 25 residências médicas.

O Município informou que ainda não foi notificado a respeito da ACP, protocolada na Justiça Federal e que pede um plano de ação para ampliar a rede de atendimento à Prefeitura. Quanto à oferta de leitos, explicou que há esforço para a ampliação, com habilitação de cinco de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa, dez no Hospital Adventista do Pênfigo e outros dez leitos de internação para a situação de retaguarda no Hospital São Julião.

Via assessoria de comunicação, a Prefeitura revelou também que pactuou com o Estado a habilitação do Hospital do Pênfigo para urgências e emergências. Na semana passada, foi publicada no Diário Oficial decisão da comissão bipartite, que envolve as duas esferas, aprovando proposta de habilitação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Traumatologia e Ortopedia no Pênfigo, trazendo uma série de procedimentos e os quantitativos. Na época, a reportagem não conseguiu detalhamento sobre a efetivação dessa habilitação.

Já a Secretaria Estadual, informou que aguarda a Prefeitura elaborar o plano para ampliação de vagas para que inndicar em quais hospitais sob sua administração pode ofertar novos leitos de urgência e emergência.

Nos siga no Google Notícias