ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Prefeitura lança Habite-se Declaratório para agilizar regularização de imóveis

Decreto autoriza emissão de Habite-se por engenheiros e arquitetos para imóveis com até 5 casas por lote

Por Mylena Fraiha | 12/11/2024 15:49
Profissional da construção civil durante obra na Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Profissional da construção civil durante obra na Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), anunciou nesta terça-feira (12) a regulamentação do Habite-se Declaratório. O decreto permite que engenheiros e arquitetos emitam, junto aos proprietários, a Carta de Habite-se para edificações de até cinco residências no mesmo lote.

Novo formato pode ser utilizado tanto para empreendimentos com alvará de construção e obra concluída quanto para regularização de imóveis já finalizados, desde que atendam à documentação exigida.

De acordo com a prefeitura, o objetivo do Habite-se Declaratório é simplificar o processo, permitindo que engenheiros e arquitetos atestem a conformidade das obras com a legislação urbanística e ambiental local. A emissão da carta poderá ocorrer em até três dias úteis após a solicitação, exceto quando forem necessárias informações adicionais após auditoria.

Para orientar os profissionais, a Semadur disponibilizará o Termo de Referência, que detalha as normas aplicáveis, e capacitações estão programadas para os dias 25, 27 e 29 de novembro. Os documentos e modelos necessários, como o Atestado de Conclusão de Obra e a Declaração de Conformidade Urbanística, estarão acessíveis no site da Semadur.

Os imóveis passarão por auditorias para verificar a conformidade das declarações feitas pelos profissionais. Caso sejam constatadas irregularidades, a Carta de Habite-se poderá ser suspensa ou cancelada, e os Conselhos de Classe serão acionados.

A secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, ressaltou a aceitação do programa pelo setor de construção civil e a responsabilidade que ele impõe aos profissionais.

“Vale destacar que essa é uma alternativa para os profissionais, que devem estar cientes das responsabilidades técnicas envolvidas. Sabemos a importância de uma Carta de Habite-se para o proprietário, garantindo que o imóvel está em conformidade com a legislação, o que permite a regularização de mais residências e facilita o acesso a serviços públicos e financiamentos”, explica Kátia.

Já a prefeita Adriane Lopes destacou o avanço que o Habite-se Declaratório representa para a cidade. “Estamos na era digital, e esse programa trará agilidade e eficiência, reduzindo tempo e custos para os cidadãos e para a administração pública”, afirmou.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias