Prefeitura lança programa para impulsionar agronegócio na Capital
Lançado nesta quarta-feira, programa irá priorizar pequenos produtores e produção de povos originários
Prefeitura, por meio da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), lançou nesta quarta-feira (13) o programa "Agro Forte e Sustentável" com o objetivo de dinamizar, fortalecer e desenvolver as cadeias produtivas do agronegócio na Capital. A Lei n. 7.162, datada de 11 de dezembro de 2023, que institui o programa, foi publicada hoje no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).
A nova legislação coloca como prioridade o apoio à pequena produção, aos agricultores familiares e aos produtores integrantes de povos originários e tradicionais. De acordo com o secretário de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, o programa proporcionará diversos benefícios aos produtores urbanos e rurais do município, abrangendo até os distritos de Anhanduí e Rochedinho.
Entre os benefícios destacam-se capacitação, qualificação, assistência técnica e fornecimento gratuito de insumos para a produção agropecuária.
A nova legislação também propõe a criação de dois subprogramas específicos para melhor controle e eficiência na aplicação da política pública: o Subprograma "Adubando Oportunidades" e o Subprograma "Patrulha Agrícola Mecanizada".
No Subprograma "Adubando Oportunidades", o objetivo é estimular o ensino e o manejo de técnicas adequadas de adubação da terra, fornecer melhores condições de trabalho aos produtores locais e reduzir o impacto ambiental relacionado ao descarte de resíduos de sementes e materiais orgânicos. Já o Subprograma “Patrulha Agrícola Mecanizada” pretende contribuir para o processo de mecanização da produção agropecuária, visando ao aumento da produtividade.
A legislação também amplia a abrangência do Fundagro (Fundo Municipal de Fomento ao Agronegócio), criado pela Lei n. 6.759, de 23 de dezembro de 2021, para captar recursos destinados a investimentos nos setores agropecuários urbano e rural.
Atendimentos - Segundo a Sidagro, atualmente 23 comunidades rurais são atendidas com serviços de campo e utiliza patrulhas mecanizadas. Somente em 2023, foram realizados mais de 1,4 mil atendimentos de patrulha mecanizada, 17 visitas técnicas e 25 transportes de adubo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.