Prefeitura também vai vacinar profissionais do transporte urbano nesta sexta
Ao todo, cinco grupos passam a ser vacinados na sexta-feira, tenham ou não comorbidades
A Prefeitura de Campo Grande ampliou nesta quinta-feira os públicos de 57 e 58que serão contemplados, a partir de amanhã, com vacina contra a covid-19. Atenção especial é para os trabalhadores do transporte coletivo, que chegaram a protestar e a se reunir com autoridades em saúde pedindo prioridade.
Ao todo, cinco grupos passam a ser vacinados na sexta-feira, tenham ou não comorbidades. A princípio, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) havia informado que também amanhã diabéticos e pessoas com outras doenças crônicas teriam o cadastramento e a vacinação abertas, mas até segunda ordem, a imunização desses deve começar apenas no sábado.
Os cinco públicos são: professores e trabalhadores da educação; profissionais de assistência social; trabalhadores do transporte coletivo urbano de passageiros; de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e por fim, trabalhadores da saúde com 33 anos ou mais.
Só podem tomar a vacina quem se cadastrar no site do Vacina Campo Grande, aqui. No caso dos trabalhadores no transporte coletivo, o cadastramento foi aberto hoje, assim como o de quem atua na limpeza pública e na assistência social. Trabalhadores da saúde e da educação já estavam com o cadastramento aberto.
Segundo a prefeitura, fora quem atua na saúde, somente pessoas entre 57 e 58 anos e que pertençam a algum dos públicos citados acima podem ser vacinados a partir de amanhã. Além disso, é necessário comprovar que se pertence a estes grupos através de documentação oficial na hora da vacinação.
A ampliação é graças à chegada de mais doses da vacina Oxford/Astrazeneca nesta quinta-feira.
A reportagem entrou em contato com Demétrio Ferreira de Freitas, presidente do STTCU (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo), mas ele não atendeu as ligações.
Ao todo serão 34 pontos de vacinação espalhados pelas sete regiões da cidade, com funcionamento a partir das 7h30, sendo que nas unidades de saúde as salas de vacina começarão a aplicar as doses de 13h.