Prefeitura vai usar software para monitorar caçambas de entulhos
Novidade vai ser implantada em setembro, para evitar abusos, segundo anunciou a prefeitura
A Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana) vai monitorar, a partir de setembro, todas as caçambas utilizadas para descarte de entulhos da construção civil em Campo Grande. O trabalho vai ser feito com o uso de software, que registrarás os dados de origem dos resíduos, a localização das estruturas para evitar problemas de trânsito, além de ajudar a verificar se o descarte foi apropriado.
Para o titular da secretaria, Luiz Eduardo Costa, "ficará difícil ser clandestino". Isso porque o uso da tecnologia possibilitará identificar e acompanhar todo o caminho do entulho até o seu envio aos aterros credenciados para dar-lhes o devido fim. "Hoje temos 5 mil caçambas".
Esse modelo de monitoramento, conforme o secretário, foi implementado em pelos menos 20 municípios brasileiros. Na prática, o emissor de resíduos terá seus dados incluídos em um formulário eletrônico e a caçamba passará por fiscalização do órgão de trânsito que vai verificar sua regularidade e disposição para não atrapalhe o tráfego de veículos e pedestres.
Todo o processo será finalizado quando da chegada e entrega do material no aterro de entulhos. As empresas licenciadas para recebimento dos itens, inclusive, possibilitaram a aquisição da tecnologia por meio de um termo de cooperação com a prefeitura da Capital.