Primeiros carros alegóricos começam a chegar na Praça do Papa
Desfiles acontecem nesta segunda e terça-feira, às 20h, em Campo Grande
Os primeiros carros alegóricos já estão na Praça do Papa, local onde ocorrem os desfiles das escolas de samba, nesta segunda e terça-feira (12 e 13). Com tempo cronometrado, cada escola terá entre 40 a 50 minutos para a apresentação. Os desfiles começam às 20h, com a escola Mirim Herdeiros do Samba. Ontem, representantes e voluntários trabalhavam nos últimos preparativos para a festa.
Wlauer Castro Carvalho, vice-presidente da Unidos da Vila Carvalho, é um dos que já está na praça. Ele comenta que chegou ainda na madrugada de sábado para domingo e que o transporte do carro alegórico foi feito à noite para evitar o trânsito.
“Amanhecemos aqui no domingo e estamos aqui para esperar o desfile. Estamos nos 'finalmente', procurando os possíveis defeitos para dar o último retoque e certificar se está tranquilo. A gente se preparou para isso."
Para Wlauer, apesar de o Carnaval ser em fevereiro, a preparação ocorre em 12 meses. "O Carnaval já não é mais janeiro e fevereiro, é o ano inteiro. E para acontecer isso que a Vila Carvalho está colocando na avenida hoje, foi tudo elaborado, tudo programado para que a gente pudesse fazer esse trabalho".
Maria Campos, diretora financeira da escola Catedráticos do Samba, que também já está no local, ressalta que o carro da escola foi transportado durante a madrugada para evitar prejuízos.
“Aqui a gente tem que estar pedindo pelo amor de Deus para pessoa tirar o carro da rua para a gente passar o carro alegórico, porque os carros são largos e grandes, e se bate a escola tem que pagar. É muito transtorno”.
Ela comenta que a escola trabalha no projeto desde novembro e que apesar de o desfile acontecer em 50 minutos, o trabalho é de meses.
“Nós estamos trabalhando desde novembro para fazer bonito, para mostrar pra população um Carnaval bonito, porque a catedráticos, ela faz um Carnaval para a população. O coração vai a mil, não tem jeito, é nervoso, é tudo. Mas é gratificante.”
Ambulantes - Este ano, apenas oito ambulantes estarão na praça, a partir das 16h30. Conforme os organizadores da AACGMS (Associação de gastronomia e artesanato de Mato Grosso do Sul), o evento terá barracas de pastel, cachorro-quente, espetinho e sobá pantaneiro, feito com caldo de costela e caldo de cana.
"A gente que está responsável pela praça de alimentação aqui junto com a Lienca (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande). Já estão com o carrinho do sobá aqui, mas os outros chegam nesse horário. Estão com boas expectativas de venda, e além das barraquinhas, terão funcionários que vão ficar andando pelo desfile para vender as coisas”, disseram Andreia Lopes dos Santos e Antônio Luiz de Sales Ribeiro.
Programação - Nesta segunda (12), quem abre os trabalhos na praça é a escola Mirim Herdeiros do Samba. Em seguida, passam pela avenida Cinderela Tradição, Vila Carvalho e Catedráticos do Samba. Na terça-feira (13), é a vez das escolas Deixa Falar, Igrejinha e Unidos do Cruzeiro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.