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Capital

Procon faz plantão no centro da Capital durante "Black Friday"

Pela primeira vez órgão municipal e estadual trabalham em parceria na data. Unidade móvel ficará no centro até 17h

Ana Oshiro e Mirian Machado | 27/11/2020 10:15
Procon faz plantão no centro da Capital durante "Black Friday"
Unidade móvel do Procon recebe denúncias e reclamações (Foto: Silas Lima)

Em dia de promoções da "Black Friday", Procon municipal e estadual fazem parceria para atender população em Campo Grande. Com unidade móvel bem no centro da cidade, na rua Barão do Rio Branco, entre 14 de Julho e Calógeras, até às 17h de hoje (27).

De acordo com Vinícius Alves Corrêa, subsecretário do Procon CG, as principais reclamações, entre ontem e hoje, tem sido sobre falta preços, falsos descontos e preços divergentes do anunciado na gôndola.

"Sobre o falso desconto o ideal é que a pessoa estivesse pesquisando antes, pra acompanhar e se preparar, mas ainda dá tempo de identificar falsos descontos. Comparem preços, pesquisem nos sites e lojas físicas, para garantir que o desconto é real", explica Vinícius.

Procon faz plantão no centro da Capital durante "Black Friday"
Subsecretário do Procon CG orienta população a pesquisar bem os preços (Foto: Silas Lima)

Segundo o superintendente do Procon MS, Marcelo Salomão, até às 10h de hoje foram registradas dez reclamações. Ontem (26) foram registradas 12 denúncias e 22 reclamações. Em casos mais graves pode haver multas para os lojistas, e em casos severos é possível até a suspensão temporária da atividade comercial, mas segundo o subsecretário do Procon CG, são casos raros.

Apesar do plantão na região central da Capital, a população também pode usar o aplicativo MS Digital para realizar denúncias. "O procedimento todo, entre o acesso ao aplicativo e a conclusão da queixa, não leva nem 5 minutos e tem a mesma legitimidade de uma denúncia presencial, pois cai direto no sistema do Procon", comenta Salomão.

O consumidor precisará preencher seis etapas: tipo de denúncia, tipo de local, anexo de até três fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do estabelecimento com opção de captura automática da localização do denunciante, e finaliza com o envio da denúncia sujeita a todas as consequências legais.

Ao todo são cerca de 20 pessoas dos dois Procons. Para dividir o trabalho, o Procon MS ficou responsável por receber e registrar as reclamações e denúncias, enquanto o Procon CG realiza as fiscalizações, vai ao local denunciado e orienta os consumidores pelas ruas do centro.

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