Revitalizada pela prefeitura, Praça Pantaneira é reaberta após 60 dias
Esculturas da fauna pantaneira e homenagem a Manoel de Barros foram recuperadas pelo artista que as criou
Sessenta dias depois de ser fechada para revitalização, foi reinaugurada nesta segunda-feira (27) a Praça Pantaneira, localizada no cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e 25 de Dezembro –ao lado da Prefeitura de Campo Grande. O espaço, inaugurado em 2007, recebeu novos elementos de paisagismo e manutenção das estátuas realizadas pelo próprio autor das obras, o artista plástico Levi Batista.
“Eu fico muito emocionado porque dói na alma ver uma obra ser danificada”, afirmou Levi no ato da reinauguração. “E ter o prazer de restaurar e mais uma vez as ver como a gente criou é muito gratificante”, emendou. O artista destacou que algumas peças estavam danificadas, principalmente a que homenageia o poeta Manoel de Barros, enquanto outras apresentavam desgaste por conta do tempo. A confecção das estátuas começou em 2006, para entrega no ano seguinte.
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) agradeceu a parceria com o setor privado em um momento de crise, “o que fez toda a diferença neste caso”, e destacou a importância do espaço.
“Aqui é um local em que todos os dias, de dentro da prefeitura, a gente vê pais, mães e crianças brincando. E o espaço estava todo depredado, animais pela metade, bancos sem condições de acolher as pessoas”, disse o prefeito, explicando algumas das alterações, que incluíram a revitalização do aquário, com colocação de mais peixes –alguns “atacados” por bem-te-vis, segundo disse pela manhã o prefeito ao Campo Grande News.
Secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun reforçou que a Praça Pantaneira é uma melhoria para a cidade, porém, mais importante é a manutenção do espaço. “O que será feito por equipes, mas esperamos contar com o auxílio da população para manter o espaço conservado, limpo e organizado”, frisou.
Na inauguração, o projeto Fazendinha Itinerante levou até o local alguns animais para incentivar a aproximação das crianças do espírito pantaneiro –alunos do Ceinf Eleodes Estevam e da Escola Municipal Arlindo Lima. Devido à solenidade, a faixa da direita da 25 de Dezembro ao lado do Paço Municipal teve o tráfego fechado para a veículos.