Sancionada lei que regulamenta "grau" como esporte em Campo Grande
Conforme o texto aprovado pela Câmara, prática deve ocorrer em espaços licenciados
A Prefeitura de Campo Grande sancionou, nesta quinta-feira (28), a proposta que reconhece o Wheeling, também conhecido como “Grau”, e outras manobras com motocicletas como práticas esportivas no município.
Conforme o texto, publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a medida sancionada pela prefeita Adriane Lopes (PP) tem como objetivo "promover a segurança e incentivar o esporte, determinando que as atividades sejam realizadas exclusivamente em locais apropriados e devidamente licenciados".
A Lei de nº 7.335/2024 discorre que os locais destinados ao Wheeling e às demais manobras precisam atender a critérios específicos, como pistas asfaltadas com dimensões mínimas de 80 metros de comprimento por 25 metros de largura e áreas para o público que respeitem normas de segurança semelhantes a outros esportes motorizados. Além disso, os organizadores de eventos e competições devem comprovar o cumprimento de todas as exigências de proteção para os pilotos.
De acordo com a nova legislação, o Wheeling envolve manobras acrobáticas de solo com motocicletas, como “Grau”, “RL” (Rear Lift) e “Bob’s”, que exigem força e equilíbrio dos praticantes. As práticas esportivas devem seguir as normas estabelecidas pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), que também é responsável pela homologação das modalidades.
A tratativa também permite que tanto espaços públicos quanto privados sejam licenciados para a prática esportiva, respeitando a legislação municipal vigente. Nesses locais, poderão ser realizados eventos e competições que buscam "divulgar o esporte e incentivar sua prática segura". O uso de equipamentos de segurança obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro é indispensável.
Votação - De autoria do vereador Roberto Santana, o Betinho (Republicanos), o texto foi aprovado pela Câmara Municipal no último dia 31. O vereador argumentou que o reconhecimento oficial do "grau de moto" como esporte pode ajudar a transformar o cenário do motociclismo acrobático em Campo Grande, fornecendo espaços seguros e regulamentados para praticantes e afastando a prática irregular em vias públicas.
"O objetivo é incentivar a prática esportiva e criar oportunidades de lazer e turismo para Campo Grande. Além disso, é fundamental afastar a prática irregular em vias públicas, garantindo segurança para todos", defendeu o parlamentar.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.