ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Saúde Delas começa a funcionar na Capital com consultas para mulheres e crianças

De maneira gratuita, local realizará exames de mamografia e coleta de preventivo

Por Natália Olliver e Antonio Bispo | 04/10/2023 11:59
Saúde Delas começa a funcionar na Capital com consultas para mulheres e crianças
Centro de Referência da Mulher Atendimento Materno Infantil (Foto: Antonio Bispo)

Centro de Referência da Mulher Atendimento Materno Infantil: "Saúde Delas” começou a funcionar na Capital nesta segunda (2). O prédio, localizado na José Ramão Cantero, bairro Chácara Cachoeira, vai concentrar dois centros que atendem mulheres e crianças, CEI (Centro de Especialidades Infantil) e Ceam (Centro de Atendimento à Mulher). A expectativa é de que o lugar receba 2 mil pessoas por mês.

A prefeita, Adriane Lopes, destacou que serão 150 exames realizados diariamente no local. ”Nós estamos somando esforços para atender um número maior de mulheres, fazer o exame preventivo neste mês de outubro. A expectativa é de que o centro tenha mais de 2 mil atendimentos, entre mamografias e exames preventivos”. Os procedimentos serão feitos após agendamento e as vagas disponíveis aparecerão na tela.

Carla Stephanini, uma das titulares da Semu (Subsecretaria de Políticas para Mulher), destaca que o atendimento no Centro é uma conquista para as mulheres. “Estou muito feliz de o centro de saúde ter sido inaugurado a tempo do mês de outubro e que agora as mulheres de Campo Grande terão acesso aos exames nas sete regiões também, nas unidades de saúde”.

Saúde Delas começa a funcionar na Capital com consultas para mulheres e crianças
Prefeitura lança ações para Outubro Rosa, na Capital (Foto: Antonio Bispo)

Nesta quarta-feira (3), o município lançou o cronograma de eventos e ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Durante o período, 74 UBSs e USFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) espalhadas pelas sete regiões de Campo Grande participam do programa.

Entre os serviços oferecidos estão a coleta de preventivo, agendamento de mamografia, exame clínico de mamas, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), consultas médicas e de enfermagem, roda de conversa e palestras de orientação sobre a importância do rastreio do câncer de mama e colo de útero.

Além das ações, a equipe também vai realizar o trabalho de busca ativa das mulheres na faixa etária indicada para rastreio, de 25 a 64 anos, e de mamografia, de 50 a 69 anos. Neste período, será realizada a mamografia a partir dos 40 anos.

Dados - De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), de janeiro a julho deste ano, foram realizadas 20.173 coletas de preventivo e 7 mil mamografias na faixa etária de 50 a 69 anos e 4.200 mamografias na faixa etária de 40 a 49 anos na Capital.

Adriane ainda destacou durante o evento que a Carreta Itinerante, que passa pelos bairros de Campo Grande, vai percorrer escolas municipais realizando atendimento de mulheres e crianças. “Além da comunidade escolar, também vai atender comunidade local. Além disso, nós fizemos parceria com o Hospital de Amor e Hospital do Câncer”.

Agendamentos - Por mês, a Sesau oferta 9 mil vagas de preventivo, seja por demanda espontânea ou por agendamento na própria unidade de saúde. Para agendar o exame preventivo a paciente deverá acessar este link e preencher o cadastro. No site estarão disponíveis a data, horário e local desejado para fazer a coleta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias