Saúde promete 38,4 mil da Janssen somente para Campo Grande
As 3 milhões de doses com validade até o dia 27 de junho serão distribuídas apenas para as capitais
As tão sonhadas 3 milhões de doses da vacina contra o coronavírus da Janssen que eram esperadas pelos sul-mato-grossenses devem chegar ao Brasil na terça-feira (15). Elas serão distribuídas apenas para as capitais dos estados. A informação foi repassada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A Anvisa poderá se manifestar amanhã sobre a possibilidade de prorrogar a validade da vacina para o dia 8 de agosto.
A previsão é que Campo Grande receba 38.400 doses da vacina da Johnson & Johnson que está com validade prevista para o dia 27 de junho. O prazo curto para a aplicação das doses é a justificativa para a escolha exclusiva do repasse para as capitais das unidades federativas.
O Estado ainda aguarda um fundo de reserva do Ministério da Saúde de 5% a mais do total das doses enviadas ao país. Com o Mato Grosso do Sul no epicentro da pandemia hoje, as autoridades em saúde reivindicam o mesmo direito dado a Manaus (AM) e São Luiz (MA) quando passaram pelo mesmo problema de agravamento de casos de covid.
Se isso ocorrer, a Capital pode receber cerca de 210 mil doses. A cidade não realizou imunização neste domingo (13) justamente por falta de doses. Até o momento 37,08% da população campo-grandense recebeu a primeira dose e 15,18% completou o reforço da vacinação.