Sem esperança, idosas afirmam que vão parar de votar aos 70 anos
O voto no Brasil só é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos
“Depois que não for mais obrigatório, vou parar de votar”, desabafou Dair Vambir, de 63 anos, que aguardava na fila da Escola Joaquim Murtinho, na manhã deste domingo (30), para escolher os candidatos a governador e a presidente da república. O voto no Brasil só é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos.
Conforme o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é obrigatório para os maiores de dezoito anos, facultativo para os analfabetos, maiores de setenta anos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
Segundo Dair, já acompanhou muitas eleições, muitos políticos, já fez muitas ações, mas perdeu as esperanças. “Eles prometem muita coisa e não cumprem. O ser humano não tem mais esperança com essas promessas. Vocês que são jovens vão ver muita coisa nessa política. O que me preocupa muito é o futuro das minhas netas, que estão vindo aí. Os políticos prometem muita coisa e depois somem. A política só piora, fico horrorizada de ver uma pessoa de 80 anos indo votar. É um desgaste, que não compensa”, desabafou.
Compartilha da mesma opinião, a aposentada Mariangela Gioleto, de 68 anos. Ela foi uma das primeiras a chegar, cerca de 40 minutos antes do portão da escola abrir. “Gosto de vir bem cedo, pra ficar livre logo. Não sei o que vai ser dessa eleição. Essa é a minha última votação. Depois não venho mais. Só vou votar se o candidato for muito bom, porque do jeito que está, não merece meu esforço de vir votar”, disse a moradora do Bairro Carandá Bosque.
A aposentada Sandra Batista, de 68 anos, acredita que o voto não deveria ser obrigatório. “As pessoas deveriam votar só se quisessem, independente da idade. Não gosto de política, nem de eleições, porque já perdi as esperanças”, lamentou.