ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Eleitores chegam cedo para votar e “ficar com o dia livre” na Capital

Fila começou a ser formada por volta das 5h30 em um dos principais locais de votação da cidade

Jhefferson Gamarra e Karine Alencar | 30/10/2022 07:26
Eleitores chegam cedo para votar e “ficar com o dia livre” na Capital
Eleitores chegam cedo para votar e “ficar com o dia livre” na Capital
Fila para votação na Escola Joaquim Murtinho, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

Os eleitores chegaram cedo a alguns dos locais de votação neste domingo (30). Em Campo Grande, as filas começaram a se formar bem antes da abertura dos portões das seções, prevista para 7h.

Na Escola Estadual Joaquim Murtinho, região Central da Capital, a fila começou ainda na madrugada, formada em sua maioria por idosos, que preferem exercer o direito ao voto nas primeiras horas do dia.

Eleitores chegam cedo para votar e “ficar com o dia livre” na Capital
Eleitor chegou às 5h30 para garantir o primeiro lugar na fila (Foto: Kísie Ainoã)

O primeiro da fila chegou ao local de votação às 5h30, antes mesmo do sol raiar, para garantir uma votação sem tumultos. “Aqui está bem calmo e tranquilo, voto neste local há 30 anos, antes tinha muita confusão. Não estou ansioso pelo resultado porque pelas pesquisas acompanho, já sei quem vai ser o vencedor”, pontuou Renato Rodrigues Alberto, 74 anos.

Eleitores chegam cedo para votar e “ficar com o dia livre” na Capital
Segunda da fila, eleitora chegou às 6h20 (Foto: Kísie Ainoã)

Número 2 da fila, Maria Angela Giolet, 68 anos, chegou ao local por volta das 6h20. Ao contrário de muitos que fazem questão de votar, a aposentada não vê a hora de chegar aos 70 anos, quando o voto deixa de ser obrigatório.

“Gosto de vir o quanto antes para ficar com o dia todo livre, moro no Carandá Bosque mas não transferi meu título. Essa vai ser minha última votação, quando chegar aos 70 não quero mais ser obrigada a votar”, frisou a eleitora.

Eleitores chegam cedo para votar e “ficar com o dia livre” na Capital
Mesmo aos 75 anos, Arthur Jorge Amaral faz questão de votar em todas as eleições (Foto: Kísie Ainoã)

Na contramão do pensamento da eleitora anterior, Arthur Jorge do Amaral, 75 anos, que chegou no colégio por volta das 6h30, faz questão de votar e chegar bem cedo em todas as eleições. Ele exalta o direito conquistado e usa toda a experiência de vida para escolher seus candidatos.

“Fiz uma caminhada bem cedo e vim direto votar, queria ser o primeiro da minha seção porque no primeiro turno fui o segundo. Quero votar com toda minha experiência, a obrigação é cumprir o voto porque já sofri muito. Temos que mostrar para os mais jovens que todos temos o mesmo direito, que é o de ir às urnas”, salientou o idoso que espera que o país seja pacificado no campo da política, independente do resultado das urnas. “Quero que o Brasil volte a ter paz porque é um País ótimo para se viver. As pessoas estão muito nervosas com a eleição”, concluiu.

O horário de votação nas Eleições 2022 foi unificado em todo o Brasil. No segundo turno, valem as mesmas regras do primeiro: de 7h às 16h em Mato Grosso do Sul. Alguns estados, devido ao fuso horário diferenciado, começam a votação mais cedo. Vale ressaltar que os eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o encerramento do horário.

Para votar, é necessário levar apenas um documento de identificação oficial com foto, a apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Também é possível votar a com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. Se a sua foto já aparecer por lá, o app servirá de documento oficial de identificação.

Nos siga no Google Notícias