Sorte faz pintor sobreviver a choque de 35 mil volts em Campo Grande
A sorte fez o pintor Vanderlei Alexandre dos Santos, 46 ano, sobreviver a choque da rede de alta tensão na manhã de hoje, em Campo Grande. O rolo de pintura, feito de metal, encostou na fiação enquanto ele pintava a fachada de uma academia na rua Spipe Carlarge, no Jardim TV Morena.
De acordo com o capitão Márcio Roberto Marcelino, do Corpo de Bombeiros, o trabalhador se salvou porque a descarga elétrica o projetou para a frente. Vanderlei caiu em cima do telhado. Como estava em uma escada, poderia se ferir caso fosse lançado ao solo ou, ainda, ter permanecido mais tempo “grudado” à fiação, o que poderia ser fatal.
Conforme o bombeiro, a rede é de 35 mil volts. “A sorte dele é que recebeu a descarga e foi projetado em direção ao telhado”, diz o capitão. Ele desceu pela escada que usava para trabalhar, mas com o amparo de um aparelho de proteção dos bombeiros.
De acordo com o capitão, o correto é comunicar a companhia de energia elétrica e pedir que desligue a fiação. Também é necessário uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). O trabalhador não utilizava nenhum recurso para se proteger. O paciente foi levado para a Santa Casa.