TRE mantém prazo da biometria e 62 mil correm risco de perder título
"Atrasados" enfrentaram enorme fila e esperaram até 3 horas e meia para atendimento no Memorial da Cultura
Faltando pouco para encerrar o prazo do cadastro biométrico dos eleitores, Campo Grande já registrou 567.503 atendimentos, o que corresponde a 89,63% do total. Pelos dados, faltam 62 mil eleitores, que, se não fizerem o procedimento até domingo, terão de arcar com uma série de consequências, como ter o título cancelado e não votar nas eleições deste ano e também não poder concorrer a concurso público.
De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o Fórum Eleitoral vai abrir prazo novo, até 9 de maio, quando é fechado o cadastro de eleitores. Esse novo prazo, por ora, só permitirá a emissão do título pela primeira vez e a transferência de domicílio. Está a cargo do Tribunal Superior Eleitoral decidir se quem teve o título cancelado terá nova chance para votar neste ano.
Como o voto é obrigatório, quem perder o prazo até o dia 18 de março não poderá concorrer a eleição; não poderá tirar passaporte; não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; não poderá obter certidão de quitação eleitoral; não poderá obter qualquer documento nas repartições diplomáticas; não terá autorização para participar de concorrência pública ou administrativa da União, estados e municípios; e não poderá solicitar empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
Quem passou pela região central de Campo Grande na manhã desta sexta-feira se surpreendeu com o tamanho da fila de espera no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa. A espera chegou a 3 horas e meia, um imprevisto para quem deixou o cadastro biométrico para a última hora.
Como o prazo encerra-se no domingo, o TRE-MS fez uma parceria com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O Fórum Eleitoral funcionará entre 8h e 17h no sábado e domingo e para facilitar o acesso dos eleitores ao Parque dos Poderes, haverá reforço nas linhas 230 (Terminal Nova Bahia/Parque dos Poderes) e 521 (Parque dos Poderes/Centro). O atendimento também ocorrerá no Memorial da Cultura nos mesmos dias e horários.
O eleitor deve levar via original de um documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia.
(Matéria editada às 16h44 para correção de informação)