ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Três bairros da Capital recebem campanha de vacinação contra a raiva

Conforme informado pela CCZ, há morcegos que positivaram para a raiva em Campo Grande

Geniffer Valeriano | 28/08/2023 14:09
Servidor do CCZ realizando aplicação de vacina em cão (Foto: Divulgação)
Servidor do CCZ realizando aplicação de vacina em cão (Foto: Divulgação)

Três bairros de Campo Grande irão receber campanha de vacinação contra raiva nesta semana. As equipes do CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses) estarão no Santo Amaro, Vila Sobrinho e Vila Nasser para vacinar cães e gatos. Conforme informado pela coordenadoria, há morcegos que positivaram para a raiva em Campo Grande.

A prefeitura afirma que a meta a ser atingida é de 80% dos animais que somam cerca de 287.768 cães e gatos. A campanha faz parte da campanha anual de vacinação antirrábica que teve início em julho.

Podem receber a vacina os animais que tenham no mínimo três meses de idade e que estejam saudáveis. Ainda é informado que não há nenhuma contraindicação contra a vacina antirrábica, sendo a única vacinação estabelecida por lei como obrigatória.

Sem oferecer riscos para os animais, as doses são aplicadas de forma gratuita pelos agentes do CCZ. Em paralelo será realizado um novo censo para atualizar o número de animais na Capital.

Durante a campanha, os servidores estarão indo de casa em casa dos bairros da cidade. Os servidores estarão uniformizados e utilizando crachá de identificação funcional. Em caso em que o morador desconfie de alguma atitude suspeita ou queira tirar alguma dúvida, poderá entrar em contato com o número 67 3313-5000.

A campanha já passou pelo Bairro Nova Lima, Coronel Antonino, Nova Lima, José Abrão, Seminário, Mata do Segredo, Amambaí, Monte Castelo e Planalto. Outras setes regiões urbanas e distritos de Campo Grande ainda receberão a vacinação.

Nos casos em que o tutor do animal não esteja em casa quando a equipe de vacinação passar, será deixado um comunicado para que leve o seu cão ou gato até o CCZ para que ele seja imunizado.

O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 06h às 22h. O órgão fica localizado na Avenida Filinto Muller 1601, no Bairro Vila Ipiranga.

Sobre a doença - Para humanos a raiva é transmitida através da saliva do animal infectado, principalmente por meio de mordidas, mas podendo ser também por arranhões e lambidas. A doença é uma infecção viral aguda que acomete mamíferos, incluindo pessoas. Sendo caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, leva à morte a quase todos os seus infectados.

Conforme informado pela CCZ, há morcegos que positivaram para a raiva em Campo Grande, sendo assim primordial a vacinação de cães e gatos. Esses animais, quando entram em contato com os morcegos infectados, podem ser transmissores da doença também.

O controle de zoonoses orienta que a população ao encontrar um morcego vivo ou morto, podendo estar caído no chão ou pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama entre outros locais ou com comportamentos não habituais, que solicitem a recolhimento ao CCZ.

Se possível, é recomendado que o animal seja capturado até que a equipe chegue. Sendo orientado fazer isso utilizando panos, caixas de papel, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado. Outra recomendação é não tocar nos animais e evitar que cães e gatos tenham contato com eles.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias