Uber pode bloquear serviço para usuário "rebelde" que é mal avaliado
Passageiros que não cumprem regras de conduta também podem ser banidos do aplicativo.
Muita gente não sabe, mas assim como os motoristas podem ser expulsos da Uber se forem mal avaliados após as corridas, os passageiros também podem ser banidos da plataforma caso desrespeitem as normas de conduta estabelecidas pela empresa.
O impedimento do uso do aplicativo pode acontecer se o usuário for notificado por mal comportamento e se não mantiver uma nota mínima de aprovação por parte dos motoristas parceiros.
Conforme informou a Uber, via assessoria de imprensa, o sistema adotado para avaliar os passageiros é semelhante ao que reconhece - ou não - a qualidade do serviço prestado pelo motorista: a média deve ficar acima de 4,6, sendo a escala de zero a 5.
Dentre as "intolerâncias" especificadas no termo de conduta da Uber, estão causar danos às propriedades do motorista ou de outros passageiros, como derrubar intencionalmente alimentos ou bebidas; fumar ou vomitar por conta de excesso de álcool; contato físico com o motorista ou outro passageiro; uso de linguagem inapropriada ou gestos abusivos e agressivos e ameaças verbais, sexuais, discriminatórias ou desrespeitosas.
Também pode ser desconectado da Uber, o usuário que incitar o descumprimento das leis de trânsito, como pedir para o motorista "pisar forte no acelerador", bem como usar o serviço para tráfico de drogas, tráfico humano ou exploração sexual de menores.
Caso tenham problemas em uma viagem, usuários e motoristas podem reportar o ocorrido anonimamente pelo aplicativo à equipe de suporte, disponível 24 horas.
"Acreditamos que a avaliação mútua é a melhor forma de manter a qualidade do serviço, então acompanhamos de perto todos os feedbacks", informou, ressaltando ao Campo Grande News que não integra a política da empresa divulgar o número de usuários e motoristas desconectados por mal comportamento.
Usuários folgados - Cadastrado na Uber desde agosto de 2016, Vagner Valente, 44 anos, tem muita história de passageiros mal educados para contar.
“Tem clientes que tratam a gente como lixo. Colocam pé no painel, derrubam bebidas alcóolicas nos tapetes e bancos, vomitam. Se eu chamo a atenção, ainda recebo uma avaliação negativa”, relata.
“Muitos passageiros não sabem que nós seguimos regras. É um serviço exclusivo de carona, mas tem usuário que pede para transportar fogão, estopas de batata com 60 quilos, sacos com carne de frango ensanguentadas. Compras pequenas são permitidas, carrinho de bebê. Tem que ter bom senso", frisa.
Já o motorista Flávio Ferreira, 44, que atende pela Uber há 4 meses, afirma que não dá muita atenção para avaliação de passageiros, pois acontecem variadas situações na rotina do serviço.
“Uma delas é que clientes pedem para donos de estabelecimentos fazerem as chamadas e, se eles são mal avaliados, a nota baixa é dada para a pessoa que ligou", ressalta.