Vândalos picham e até destróem a obra inacabada de Casa do Pantanal
De longe, apenas um imóvel no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, cuja arquitetura lembra sedes de fazendas. Varanda, pilares em madeiras, assim como os portais e janelas. Há ainda um um espelho d’água circundando. Mas, é só chegar perto que se vê o abandono em que está a Casa do Pantanal.
Os vândalos já tomaram conta do espaço erguido para expor um pouco da historia do povo pantaneiro. Paredes estão pichadas, janelas danificadas. Há sujeira por todos os lados: teias de aranha, folhas secas, poeira, terra e formigas.
A Casa fica no mesmo parque onde o governo do Estado constrói o Aquário do Pantanal e já teve a inauguração adiada por duas vezes.
O espaço é de responsabilidade da Fundação Manoel de Barros e tem o objetivo de manter e divulgar a cultura pantaneira. A obra foi iniciada em outubro de 2010 e está orçada em cerca de R$ 684 mil, com recursos dos Governos do Estado e Federal.
O projeto é de 2006, quando foi lançado pelo Governo Zeca do PT. Em aabril do ano passado o Campo Grande News encontrou que havia telhas quebradas, paredes inacabadas e abandono.
À época, a informação é que a inauguração estava prevista para junho daquele ano. Em setembro, foi informado que o contrato para a construção havia sido rescindido e uma nova licitação foi realizada, prevendo 30 de março deste ano. O que não aconteceu.
O Campo Grande News já entrou em contato com a Fundação Manoel de Barros, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.