Vizinhos tentaram impedir que mãe e filhos fossem sequestrados
Pai planejou crime e integrantes do grupo criminoso fazem parte de facções criminosas
Os vizinhos da mulher que foi sequestrada com os filhos de 5 e 8 anos, na noite desta quarta-feira (21), no Jardim Zé Pereira, em Campo Grande, tentaram impedir a ação. Quatro homens foram presos, além de dois adolescentes de 14 e 15 anos apreendidos.
Durante coletiva de imprensa na Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher), na manhã de hoje, a delegada plantonista Rafaela Lobato revelou que os vizinhos da mulher viram a ação do grupo e tentaram evitar que a família fosse levada. Além das crianças que foram sequestradas pelo pai, 36 anos, outra filha do casal, 11, também estava no local no momento do crime.
“Eles abordaram a vítima em via pública quando ela voltava com as crianças da escola e estava quase chegando em casa no momento em que eles abordaram, alguns de carros e outros a pé. Na hora da abordagem, os vizinhos tentaram ajudar, houve luta corporal, mas como eles estavam em grande quantidade, eles conseguiram levar a mãe e duas crianças”, explicou a delegada, complementando que "no momento em que a mulher foi levada com as crianças, a filha mais velha conseguiu fugir".
Segundo a delegada, a partir dessa situação, a polícia foi informada do ocorrido. Policiais do GOI (Grupo de Operações e Investigações) e Batalhão de Choque da Polícia Militar foram acionados e começaram diligências para localizar a mulher e os filhos.
“Os policiais ficaram a madrugada fazendo diligências, até que chegaram em uma casa no Jardim Nova Campo Grande, que era usada como cativeiro. Neste local, estava a mulher que havia sido agredida”, contou a delegada.
A mulher foi resgatada com lesões na região do tórax, cabeça e pernas. Passou por exame de corpo de delito no Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal). Em primeiro momento, não há indícios de crime de tentativa de feminicídio.
“Ainda estamos averiguando o plano, pois houve um planejamento estratégico dessa organização criminosa, a ideia era que as crianças ficassem com pai no final e a intenção era a de ferir a mãe”, afirmou Rafaela.
A delegada revelou que os integrantes do grupo criminoso fazem parte de facções criminosas. “Tem pessoas envolvidas que são faccionadas e que, inclusive, se conhecem do mundo do crime”.
Fora o ex-marido da mulher e o adolescente de 14 anos apreendido, que são pai e filho, os outros homens de 18, 22 e 27 anos, envolvidos no sequestro, não têm parentesco.
As crianças foram resgatadas pelos investigadores do GOI esta manhã, em uma casa no Jardim Carioca. Eles estavam com a avó paterna e a tia, as duas foram encaminhadas para a delegacia e serão ouvidas.
“Estamos em diligências ainda para saber se avó e a tia também estavam envolvidas desde o início ou se receberam posteriormente as crianças e ficaram com elas até a presença dos policiais”, disse.
As crianças serão ouvidas em escuta especializada na DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente). Os menores envolvidos no crime foram encaminhados para a Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude).