Água Clara comemora 68 anos de emancipação política nesta terça-feira
Por conta da pandemia, a prefeitura optou por manter somente as celebrações religiosas na cidade
Distante 193 km de Campo Grande, Água Clara comemora seu 68° aniversário de emancipação político-administrativa nesta terça-feira (8). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população estimada da cidade é de 16.025 habitantes.
Por conta do contágio da covid-19, a prefeitura municipal de Água Clara optou por modificar o cronograma de festividades de aniversário, mantendo somente celebrações religiosas. Os eventos realizados devem respeitar o Decreto Municipal vigente que permite a lotação de 50% da capacidade do público.
Na parte da manhã, será celebrada a Missa em Ação de Graças, às 8h, na Igreja São Judas Tadeu; Em seguida, a Banda Marcial se apresenta em frente à igreja. Às 18h, a associação de pastores fará um momento de oração em frente ao ginásio do município.
História - Segundo IBGE, as terras que hoje compreendem o Município de Água Clara foram desbravadas por mineiros e paulistas que percorreram toda a vasta região em busca de melhores pastagens para seus rebanhos.
O município tem sua história intimamente ligada à de Três Lagoas que, mesmo tendo sido devassado por Joaquim Francisco Lopes, Januário Garcia Leal, Inácio furtado, Januário de Souza e Antônio Gonçalves Barbosa, só veio a ser povoado definitivamente a partir de 1912, quando aportou Sebastião Fenelon Costa, que ali estabeleceu uma casa comercial, plantando assim, a primeira construção da futura cidade de Água Clara. Homem de larga visão, antecipou-se aos trilhos da estrada de ferro que iniciava no local a construção da estação ferroviária.
Elevado à categoria de município com a denominação de Água Clara, pela Lei Estadual nº 676, de 1953, Água Clara recebeu, em 2014, o título de Capital Nacional da Genética Avícola, pois é responsável por 22,6% da produção de aves avós do País.
O município possui uma cultura tradicional em que há mistura de várias contribuições das migrações ocorridas. Das festas tradicionais, temos o Clara Folia, Festa do Padroeiro, Festa do Evangélico, Folclore, Nações, Juninas, Primavera, Cavalgadas, Prova de Laço, Festa do Peão.
Os gêneros musicais populares da região são guarânia, chamamé, polca paraguaia, vanerão, forró, sertanejo, sertanejo universitário, axé, funk, arrocha, pop, rock, samba… Apesar da importante fase industrial vivida por Três Lagoas, o município cultiva ainda aspectos tradicionais e regionais de sua cultura, entre eles, estilos musicais como o forró, chamamé, música caipira e sertaneja; peças artesanais de madeira e cerâmica e pratos típicos como o churrasco, tilápia com provolone, compotas de frutas e doces à base do milho, como cural e pamonha, além do costume mais característico da cidade, o “tereré.