ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Aos 101 anos, morre último descendente direto de Guia Lopes da Laguna

Renato Francisco Lopes estava na casa da filha em Campo Grande e morreu de causas naturais

Por Gabriel Neris | 17/12/2023 12:55
Renato Francisco Lopes, de chapéu, com os familiares (Foto: Arquivo pessoal)
Renato Francisco Lopes, de chapéu, com os familiares (Foto: Arquivo pessoal)

Morreu neste domingo, aos 101 anos, Renato Francisco Lopes, neto e último descendente direto de Guia Lopes da Laguna.

De acordo com a família, Renato morreu de causas naturais na casa da filha, em Campo Grande. O corpo será levado para o município de Guia Lopes da Laguna, a 233 da Capital. O velório vai ocorrer no prédio da Câmara Municipal.

José Francisco Lopes, o Guia Lopes, nasceu em São Roque de Minas (MG), em 1811. Na juventude mudou-se com a família para a fronteira do Brasil com o Paraguai. Na Fazenda Jardim era criador de gado e conhecedor da região que foi cenário da Guerra do Paraguai.

Segundo o Exército, em 1864, José Francisco Lopes e a família foram presos e levados ao Paraguai, depois de uma das invasões do território brasileiro. Neste momento nasceu “Guia Lopes”. Ele alistou-se voluntariamento no Exército brasileiro para guiar as tropas que iniciavam uma ofensiva em território paraguaio, mas o ataque seria um fracasso.

Na fuga, no entanto, a atuação de Lopes guiando as tropas brasileiras foi importantíssima para impedir que os soldados fossem todos massacrados pelos paraguaios, que utilizavam táticas indígenas de guerra.

O Guia Lopes mostrou os caminhos aos soldados brasileiros pelas terras sul-mato-grossenses e despistou o inimigo em um terreno difícil neste episódio, chamado de Retirada da Laguna. Dos três mil brasileiros, somente 700 sobreviveram, mas poderiam ter morrido todos sem a atuação do guia Lopes.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias