Após vírus chegar “de caminhão”, uma só pessoa contaminou 52 em Guia Lopes
Contágio acabou massificado pelas rodas de tereré no município, apontou secretário de Saúde
“Uma só pessoa conseguiu contaminar 52 pessoas”. Assim, durante transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (14), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, resumiu a onda de propagação do novo coronavírus na pequena Guia Lopes da Laguna, que, em dez dias, saiu da lista dos municípios sem casos confirmados para a terceira posição no ranking de cidades com mais ocorrências da doença.
A covid-19 desembarcou em Guia Lopes de caminhão, por meio de um motorista contaminado, de Campo Grande. O contato com trabalhadores do frigorífico Brasil Global foi o estopim. Com pelo menos 12 funcionários infectados, a planta decidiu fechar as portas por 15 dias.
O contágio pelo novo coronavírus saiu do frigorífico e foi massificado no município de 9,8 mil habitantes nas rodas de tereré. Ao menos é o que apontou o secretário de Saúde de Guia Lopes, Marcelo Gonçalves de Almeida, pelo Facebook.
Além dos 52 casos confirmados, a cidade distante 230 quilômetros de Campo Grande tem 16 suspeitos sob investigação em laboratório. O decreto que instituiu fechamento de comércio e limitou circulação de pessoas, sob risco de prisão, é válido até hoje.
Na vizinha Jardim, separada do município pelo Rio Miranda, já são 14 casos, além de 4 ocorrências na fila para análise.