Chove forte na região sul e tem cidade com 50mm acumulados só hoje
Maior volume na região de Dourados é de Rio Brilhante; Mundo Novo acumula 80mm em 24 horas
Esta sexta-feira (24) é de muita chuva em cidades da região sul de Mato Grosso do Sul. Na Grande Dourados, a precipitação começou ainda na noite de ontem e não parou. Chove também no extremo-sul e fronteira com o Paraguai.
Na região de Dourados, a cidade de Rio Brilhante (a 161 km de Campo Grande) tem o maior acumulado de chuva nesta sexta. Segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, de 0h até 8h45 foram 49,5 milímetros. O acumulado no mês se aproxima de 180mm.
Em Ivinhema (a 282 km da Capital), a chuva acumula 36mm só hoje. Nos 24 dias do mês, são 205 milímetros acumulados. Cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado.
Em Dourados (a 251 km de Campo Grande), o acumulado de hoje registrado na estação da Embrapa instalada na região sul do município se aproxima de 30 milímetros.
A chuva calma começou por volta de 22h de ontem, durou a madrugada inteira e continua nesta manhã. Segundo a Embrapa, com a precipitação de hoje, o acumulado em fevereiro se aproxima de 270 milímetros – o volume médio esperado para o mês era de 146mm.
Segundo dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), nas últimas 24 horas, a liderança é de Mundo Novo (a 464 km de Campo Grande), onde o acumulado desde ontem às 7h é de 80 milímetros.
Outras cidades da região sul com chuvas intensas desde ontem são Angélica (73mm), Itaporã (69mm), Ivinhema (65) e Nova Alvorada do Sul (54mm). Na fronteira com o Paraguai, o volume de chuva registrado pelo Cemtec nas últimas 24 horas é menor e chega a 20 milímetros em Ponta Porã.