Chuva retorna a Dourados com média de 12 milímetros e ventos leves
Até o momento, mês de dezembro já tem 107 mm acumulados na região sul do estado
Dourados, cidade localizada a 251 quilômetros de Campo Grande, acumulou 12 milímetros de pluviosidade na noite desta sexta-feira (13), conforme boletim do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste.
A precipitação, que ocorreu de maneira tranquila nas regiões oeste, sul e área central do município, contribuiu para o acumulado de 104 mm no mês, embora o esperado para o período seja de 170 mm.
Às 21h, o boletim registrava ventos a 10 quilômetros por hora e umidade relativa do ar em 80%. A temperatura, que alcançou 29°C no início da tarde, caiu para 22°C durante a noite. Embora a precipitação tenha sido leve, a meteorologia alerta que o fim de semana deve ser marcado por mais pancadas de chuva, com possibilidade de rajadas de vento e até queda de granizo em Mato Grosso do Sul.
A instabilidade climática na região é resultado da formação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada com o deslocamento de cavados. Essas condições são reforçadas pela aproximação de um sistema frontal e pelo transporte de calor e umidade. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) destaca que as instabilidades podem aumentar nas próximas horas.
Por fim, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para todo o estado, válido das 10h de sexta-feira até as 10h deste sábado (14). O aviso indica a possibilidade de chuvas fortes, com acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e risco de queda de granizo, podendo causar danos a plantações, árvores e até cortes de energia elétrica.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.