ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Com 15 casos registrados, Jaraguari aumenta restrições contra a covid-19

Prefeito da cidade informou que dos 15 novos casos, 12 foram em pessoas não vacinadas

Jhefferson Gamarra | 05/11/2021 14:45
Vista áerea da cidade de Jaraguari (Foto: Divulgação)
Vista áerea da cidade de Jaraguari (Foto: Divulgação)

Após 15 novos casos registrados em um intervalo de duas semanas, a cidade de Jaraguari, que possui 7.265 habitantes e está localizada a 47 quilômetros de Campo Grande, anunciou a retomada de medidas contra o coronavírus, incluindo a limitação de pessoas em comércios e o uso de máscara em muitos espaços públicos.

De acordo com o decreto municipal emitido pelo prefeito Edson Rodrigues Nogueira (PSDB), a partir do próximo domingo (7) até o dia 16 de novembro, ficam suspensos todos os eventos públicos e privados na cidade, e na contramão do que foi decidido pelo governo do Estado, o uso de máscara será obrigatório para todas as para todas as pessoas que transitarem em vias públicas, praças, comércios, órgãos municipais.

Os serviços do ramo de alimentação, como supermercados, mercados, restaurantes, lanchonetes e bares, também deverão adotar medidas especificas como o reforço das medidas de higienização, disponibilizar álcool em gel 70%. Há também recomendação para evitar  contato físico entre os manipuladores de alimentos e colaboradores; proibição de conversas em áreas próximas aos alimentos, bem como, higienização constante dos utensílios durante o preparo.

Supermercados poderão atender internamente no máximo de 30 pessoas por vez mantendo-se 1,5 metro. Restaurantes, padarias, bares, lanchonetes e similares poderão atender o limite de 30 pessoas, com exceção dos locais que possuem área externa e ampla que deverão obedecer ao limite de 30% da capacidade.

A medida restritiva, segundo o chefe do Executivo, se deve ao aumento de casos da covid-19, em um curto período de tempo, principalmente entre pessoas que não foram imunizadas. “Estavam bem liberadas as coisas, mas senti a necessidade de partir de domingo apertar o cerco. Cada cidade tem sua particularidade, apareceram  15 novos casos e me  assustou, desse total, 12 não estavam vacinadas. Não tem nenhum caso grave ou internações, mas preciso cuidar do meu povo”, justificou o prefeito.

Sobre o esquema de vacinação na cidade, o prefeito garantiu que a imunização está bem avançada, mas “sempre tem uns cabeças duras” que não foram vacinar. “Mais de 92% já se vacinou, a gente pede, faz campanha chamando a população, temos vacina sobrando no posto de saúde, mas as pessoas cabeças duras não se vacinam. A Falta de consciência das algumas pessoas acaba causando um transtorno para a cidade toda”, frisou Edson Rodrigues.

As fiscalizações no período em que o decreto estiver em vigor serão reforçadas pela Polícia Militar e Vigilância Sanitária, mas não há previsão do retorno do toque de recolher. “Parece que o vírus está caçando justamente aqueles que não se vacinaram, então se por as coisas piorarem eu aperto as restrições, porém eu acredito eu creio que essa semana tudo se normaliza”, finaliza o gestor.

Conforme boletim epidemiológico atualizado na última quinta-feira (4), desde o início da pandemia, foram confirmados 320 casos de covid-19 em Jaraguari, com 10 óbitos. Atualmente 15 pessoas estão em isolamento domiciliar por conta da doença e não há registros de internados.

Boletim epidemiológico atualizado de casos de covid-19 em Jaraguari (Foto: Reprodução)
Boletim epidemiológico atualizado de casos de covid-19 em Jaraguari (Foto: Reprodução)


Nos siga no Google Notícias